Imperatriz Theodora
Theodora foi imperatriz do Império Bizantino a partir de 527 dC a 548 dC Ela influenciou muito o marido, as decisões políticas de Justiniano I.
THeodora Imperatriz Bizantina, esposa do imperador Justiniano I (reinou 527-565), provavelmente foi a mulher mais poderosa da história bizantina.
Sua inteligência e perspicácia política feita conselheiro mais confiável de seu Justiniano e permitiu-lhe utilizar o poder e a influência para promover políticas religiosas e sociais que favoreceram seus interesses. Nascida por volta de 497 dC, Theodora foi imperatriz do Império Bizantino.
Theodora era uma das mulheres mais influentes de seu tempo. Seu marido poderoso, Justiniano I, a ouvia conselhos sobre as decisões políticas. Ela foi responsável pelas reformas que influenciaram, como a ampliação dos direitos de divórcio em relação a propriedade para as mulheres, bem como outros direitos para mulheres e crianças.
Theodora reinou de 527 dC a 548 dC. Ela morreu em Istambul, Turquia, em 28 de junho, 548 dC.
No exercício do poder supremo, o primeiro ato de Justiniano foi o de dividi-lo com a mulher a quem amava, a famosa Teodora, cuja singular elevação ao trono não pode ser aplaudida como o triunfo do merecimento feminino.
Casou-se com Justiniano, com sua ascensão ao trono Imperial Romano 527 como Justiniano I, ele a fez Imperatriz consorte, a tornou parceira efetiva ao exercício do poder. Uma mulher de vontade férrea, mostrou um notável talento para governar.
Na revolta de Nika 532 seu conselho provocou o fim do motim e salvou império, o povo se revoltou com o aumento de impostos que Justiniano propôs. Mas ele usou o dinheiro dos impostos para pagar a reconstrução de igrejas e assim foi querido pelo povo.
Um oficial de seu tempo Joannes Lydins citou que ela era superior em inteligência a qualquer homem, reconhecem as conquistas de Theodora para as mulheres, não como uma moderna liberação feminista para aborto ou adultério, mas antes como movimento igualitário para dar as mulheres os mesmos direitos legais que os homens permitindo, se divorciarem, possuir e herdar propriedades e defendendo a pena de morte para estupro.
Coisas que elevaram o estatus das mulheres bem acima do comum na parte Ocidental do Império. Seu corpo foi enterrado na Igreja de Todos os Santos Apóstolos um dos mais esplêndidos templos que o Imperador e a Imperatriz construíram em Constantinopla.
Ambos Theodora e Justiniano são representados em belos mosaicos que ainda existem na Basílica de São Vidal em Ravena ao norte da Itália.
ATIVIDADE
01. É fácil estudarmos história e notarmos o quanto a figura masculina prevalece no contexto. Frequentemente o papel da mulher é tornado menor na história, na aula de hoje podemos perceber que isso é uma construção ao longo do tempo, mas que temos protagonistas femininas que mudaram a percepção e lutaram para que a sociedade valorizasse a mulher de forma igualitária e capaz de conquistas.
Na sua opinião a maneira da sociedade ver “as mulheres” na Roma antiga mudou? Explique.
02. Quem foi Theodora?
03. Quais foram as conquistas de Theodora para as mulheres?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Explicação:
oi bora ser amg goteiiiii muito de vc
kaciafernanda69:
eu falo no discord
Respondido por
2
Resposta:
Olá Tudo bem? Espero que sim!
Explicação:
Bom, a Theodora concedeu o direito a propriedade e instituindo a pena de morte em caso de estupro, ao mesmo tempo também aboliu uma lei que permitia que as mulheres fossem mortas por adultério.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás