impactos sociais que a mineração causa:
Soluções para a tarefa
O governo e a imprensa oficial brasileira gostam de vender a mineração como um negócio que está ajudando a construir um “ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento” no Brasil. O que eles não dizem, são os custos disso
A mineração é uma atividade de alto impacto social, trabalhista e ambiental. Quando a mineração se instala em uma cidade, as consequências são imediatas. A população aumenta desordenadamente, com trabalhadores atraídos pela ilusão do emprego fácil. Os problemas de transporte, moradia, educação e saúde pública aumentam, pois o sistema não comporta tal expansão. A cidade se torna dependente das mineradoras, que passam a determinar os rumos da política local.
Os trabalhadores da mineração, são o segredo dos altos lucros das empresas. O salário é baixo (em média R$ 1.400 na Vale); o ritmo de trabalho e as metas são intensas, com uma média de 32 viagens de carregamento de minério por trabalhador, a cada 6 horas. O setor é o 1º lugar em acidentes de trabalho e todos os anos acontecem acidentes fatais.