Impactos ambientais podem ser definidos de acordo com a Resolução do CONAMA 01/86, como sendo “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente: a saúde, a segurança, e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; o biota (conjunto de seres vivos presentes no local); as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2016. Sobre as questões ambientais, avalie as afirmações abaixo: I. Os movimentos relacionados à defesa das questões ambientais tiveram início entre 1950 e 1960, e buscavam enfatizar os efeitos negativos da relação entre desenvolvimento econômico, produção industrial e preservação ambiental, visando, com isso, sensibilizar e conscientizar a população em geral sobre o assunto. II. As empresas também começavam a sofrer pressão dos acionistas, investidores, bancos, fornecedores, concorrentes, compradores, colaboradores e consumidores, pois, os consumidores hoje em dia, procuram comprar de empresas que possuam selos verdes, isto é, que utilizam práticas ambientais durante o seu processo produtivo. III. A gestão ambiental empresarial não consiste em apenas cumprir as normas governamentais, é considerada um diferencial competitivo, pois ajuda na redução de custos e riscos, diferenciação de produtos e melhoria da imagem da organização. IV. A primeira fase da gestão ambiental, consiste no controle ambiental integrado às práticas e aos processos produtivos empresariais. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
As afirmativas corretas da questão são a I, a II, a III e a IV.
A questão ambiental e a relação das empresas em relação aos impactos negativos gerados por elas têm sido tema constante de debates, onde se compreende a urgência e a relevância desse tema.
A partir do início dos primeiros movimentos ambientais, foi possível começar um processo de conscientização das empresas nesse sentido e de direcionamento de estratégias corporativas voltadas para a preservação ambiental, embora muitas a utilizem como forma de competição e de fortalecimento do seu marketing.
Hoje, os clientes também estão mais exigentes quanto a esse posicionamento das empresas e cobram delas uma postura, optando por produtos menos ofensivos ao meio ambiente e mais sustentáveis.
Espero ter ajudado!