Impactos ambientais da industrialização
Sem dúvida as inovações tecnológicas facilitam nossas rotinas diárias e, em muitos casos, permitem um crescimento econômico dos países que se destacaram no processo de industrialização, apesar dos seus impactos socioeconômicos e ambientais serem questionáveis.
Você já pensou sobre os impactos da industrialização no meio ambiente?
O processo de industrialização iniciou-se na Inglaterra, no século XVIII, provocando transformações na produção e na circulação de produtos. A Revolução Industrial modificou as relações de trabalho e a interação entre os seres humanos e o meio natural.
A industrialização se dispersou pelo mundo, primeiramente nos países europeus, seguidos por países da América, Ásia, Oceania e África. Contudo, esse modelo de crescimento econômico baseado no desenvolvimento industrial provocou enormes desequilíbrios sociais e ambientais, gerando o agravamento da degradação ambiental e da poluição.
Você já deve imaginar os efeitos nocivos para a saúde humana do processo de
industrialização que não se preocupa com a degradação ambiental. No caso da queima de combustíveis fósseis, o ar pode ficar insalubre nas cidades, além de afetar o clima e acelerar o aquecimento global, entre outros impactos ambientais.
Questão 7
Segundo o texto, e sua vivência diária, em quais aspectos a Revolução Industrial melhora a nossa vida?
Questão 8
Por quais fatores a industrialização gerou impactos ambientais?
Questão 9
Em sua opinião, a industrialização é mais positiva ou negativa? Explique sua resposta.
Os Centros Urbanos e a Revolução Industrial
A rotina e as paisagens tornam-se bastante curiosas quando partimos da ideia de que ambas assumiram uma configuração distinta em outros tempos.
Atingindo seu grande auge no século XIX, essa experiência histórica foi responsável pelo deslocamento de milhares de pessoas do campo para a cidade, o rápido crescimento dos centros urbanos, a formação de novas relações de trabalho e o desenvolvimento de outras rotinas.
Para expor uma parcela do ocorrido, recomendamos um trecho da obra ―Tempos difíceis‖ (1854),
do escritor britânico Charles Dickens. Segue o trecho indicado:
“Coketown era uma cidade de tijolos vermelhos, ou melhor, de tijolos que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas permitissem, cidade de máquinas e de altas chaminés. Apresentava muitas ruas largas, todas iguais, e muitas ruazinhas ainda mais iguais, cheias de pessoas também muito iguais, pois todas saíam e entravam nas mesmas horas, andando com passo igual na mesma calçada, para fazer o mesmo trabalho, e para elas cada dia era parecido com o da véspera e com o dia seguinte.”
Questão 10
Segundo o texto, o auge da Revolução Industrial, que ocorreu no século XIX, gerou uma série de mudanças. Cite-as.
Questão 11
Como a cidade de Coketown é apresentada no trecho disponível no texto?
Questão 12
Explique a afirmação ―cheias de pessoas também muito iguais”, que é apresentada no trecho, disponível no texto.
alguém me ajuda pfr :(
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
7-A saúde,o trasnporte,as roupas,etc...
8-No caso da queima de combustíveis fósseis,o arpode ficar insalubre nas cidades,além de afetar o clima e acelerar o aquecimento global,entre outros impactos ambietais
9-Foi positivo pois graças a ela nos temos as coisas melhores tipo roupas,saúde,etc...
10-Foi responsavel pelo deslocamento de milhares de pessoas do campo para a cidade,o rápido crescimento dos centros urbanos,a formação de novas relações de trabalho e o desenvolvimento de outras rotinas.
11-Coketown era uma cidade de tijolos vermelhos, ou melhor, de tijolos que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas permitissem, cidade de máquinas e de altas chaminés
12-não sei tava procurando era essa
Explicação:
Espero ter ajudado;)
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás