ENEM, perguntado por sthesanttossthefany, 6 meses atrás

Immanuel Kant (1724-1804) foi responsável por avançar nas formulações e reflexões teóricas que buscavam adensar a vinculação entre a razão, a experimentação e as possibilidades de participação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Assim, a sua produção teórica estava em sintonia com as transformações verificadas na Europa, frutos do Iluminismo.

SIMIONATTO, I. Expressões ideoculturais da crise capitalista e a sua influência teórico-política. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (org.). Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.



Na esteira dessas considerações, a produção de conhecimentos, com base nos pressupostos kantianos, partiria da existência do objeto a ser pesquisado e da constituição de uma sistematização do conhecimento. Pensando nisso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. Kant, ao propor a vinculação entre a razão e a experiência, afirmava que não seria possível o sujeito pesquisador apropriar-se do objeto de pesquisa em sua totalidade.

Porque:

II. De acordo com o idealismo alemão, cujo maior expoente foi o teórico Georg Wilhelm Friedrich Hegel, o conhecimento é histórico, mas a sua apreensão é fenomênica.



A seguir, assinale a alternativa correta:

a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.





b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.





c.
As asserções I e II são proposições falsas.





d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.





e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por aldoribeiro3333
8

Resposta:

Explicação:


crisbellyfj: resposta correta é a E- I e II são verdadeiras e e a alternativa II é a justificatica da I
Perguntas interessantes