Imagine uma situação em que deveríamos saber se um familiar assintomático apresenta a mesma mutação em seu DNA? Para isto, bastar extrair o DNA de algum tecido celular deste paciente (sangue, esfregaço da bochecha, etc) para pesquisar se esta mutação estará presente. Como neste caso já sabemos onde e qual a mutação a ser procurada, não necessitamos fazer um sequenciamento novamente. Para isto, podemos apenas utilizar uma técnica de amplificação do DNA denominada como reação em cadeia pela polimerase (PCR), a qual irá permitir a replicação in vitro em larga escala apenas do segmento de DNA desejado, ou seja, aquele no qual está contida a seqüência que apresentou a mutação no familiar doente. Considerando esse contexto, analise as imagens I e II a seguir:
BRAS COLOPROCT, Rev. Pesquisa em biologia molecular: como fazer?. Rev Bras Coloproct, v. 26, n. 3, p. 331-336, 2006.
Considerando as informações apresentadas e as imagens, analise as afirmativas.
I. A imagem I trás uma fotodocumentação de gel de agarose contendo dez amostras teciduais, nas quais fragmentos de DNA podem ser identificados através de seu posicionamento decorrente de seu peso molecular.
II. Para realizar esta avaliação da sequência de todo o gene, necessitaremos utilizar sequenciadores eletrônicos, os quais nos permitirão determinar a seqüência de bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina) no segmento desejado, conforme demonstrado na imagem II, e compará-la com a seqüência previamente conhecida.
III. A imagem I, representa esquematicamente a eletroforese em gel de fragmentos de DNA. Observe que a alteração na banda mais inferior do DNA do tecido a ser estudado revela uma provável mutação em relação ao fragmento normal correspondente ao peso molecular de 1000 pb (pares de bases).
IV. Para realização de pesquisa de extração de DNA, pode se utilizar inclusive tecido intestinal, exames análogos de identificação de DNA extrínseco podem também ser realizados em outros tecidos, incluindo o sangue circulante, o que é feito com grande frequência, por exemplo, no diagnóstico de infecções virais sistêmicas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, apenas.
e. I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Letra B: I, II e IV
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás