Imagine uma pessoa em um metrô, em movimento, que deixa o celular cair. Suponha que você observa o ocorrido em duas situações distintas:
I- Você observa de dentro do metrô, no mesmo vagão da pessoa.
II- Você observa parado, da plataforma de embarque.
Qual seria a trajetória do celular para cada uma das situações citadas acima:
Escolha uma:
a. I- Curvilínea. II- Reta.
b. I- Ponto. II- Ponto.
c. I- Reta. II- Reta.
d. I- Reta. II- Curvilínea.
e. I- Curvilínea. II- Curvilínea.
Soluções para a tarefa
Respondido por
166
I- Reta e II- Curvilínea
lorenicezar83:
Uma partícula se move conforme a equação da velocidade instantânea: v-10,0-4,0.t (no SI). A velocidade instantânea da partícula para t1 = 2,0s e t2 = 3,0s é, respectivamente:
Respondido por
23
d. I- Reta. II- Curvilínea.
Para resolver essa questão, precisamos lembrar que o movimento ou o repouso de um corpo está ligado ao conceito de referencial.
Podemos dizer que um determinado objeto está em repouso ou em movimento, dependendo do referencial adotado.
Tomando a situação da questão como exemplo, a pessoa dentro do metrô está em repouso em relação ao metrô, mas está em movimento em relação ao observador na plataforma.
Resolvendo a questão temos-
- situação I - em que as duas pessoas estão dentro do vagão, logo estão em repouso uma em relação a outra e em relação ao celular. Quando o celular cair a pessoa verá uma trajetória vertical para baixo (uma reta).
- situação II - o celular está em movimento (com a mesma velocidade que o metrô) em relação à pessoa na plataforma. Logo, seu movimento terá duas componentes, uma para baixo e outra no sentido da velocidade do metrô. Essa pessoa verá o celular percorrer uma trajetória curvilínea.
Perguntas interessantes