Imagine um gene hipotético que possua 2 intros e 3 exons. Através do processo do splicing alternativo, esse único gene é capaz de gerar mais de um tipo de polipeptídio, pois essa mesma sequência é aproveitada de maneiras diferentes durante esse mecanismo. Qual o número máximo de polipeptídios diferentes que poderão ser gerados a partir de um gene com 2 intros e 3 exons? Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Um gene com 2 íntrons e 3 exons poderá originar até 4 polipeptídios diferentes. Isso ocorre pois durante o splicing alternativo os íntrons são descartados e os éxons podem ser combinados de diferentes formas para dar origem à proteína.
Splicing do mRNA
Splicing é um processamento do pré-RNA para retirada das regiões não codificantes. Íntrons e éxons são transcritos em pré-mRNA e após a transcrição, o mRNA passa por um processo de remoção dos íntrons, originando o mRNA maduro, que será traduzido em proteína. As regiões de splicing são espaços onde ocorre a quebra de íntrons e éxons em nosso genoma. Após a remoção dos íntrons, os éxons são realocados, e podem ser reorganizados em posições distintas, dando origem a diferentes mRNAs maduros. Durante o splicing alternativo podem ser feitas diferentes combinações e embaralhamento dos éxons, para a formação de diferentes proteínas a partir de um único gene.
Para mais informações sobre o processamento do mRNA, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23963216
#SPJ4
Resposta:
7
Explicação:
Splicing alternativo é um processo que acontece durante a expressão gênica, no qual diferentes éxons e íntrons podem gerar diferentes cadeias polipeptídicas.O que acontece, é que neste mecanismo, pode ocorrer uma edição que mantém alguns introns nos genes. Este acontecimento leva a possibilidade de um mesmo gene dar orgiem a muitas proteínas diferentes.
No exemplo acima, temos cadeias sendo formadas a partir de 2 introns e 3 éxons.
Combinando o gene acima, poderemos ter 5 x 5 combinações, ou seja , 25 combinações de cadeias polipeptídicas.
!