Imagine um cenário em ambiente hospitalar ou outra área de atendimento à saúde, onde tudo estava correndo bem quando de repente, surge uma demanda inesperada devido uma tragédia. Como atender a demanda? Esta é uma questão que deve ser levada em consideração pelo gestor de uma unidade hospitalar. Situações de urgência e emergência não mandam mensagens avisando que irão ocorrer em tal dia, hora, quantidade de pessoas, entre outras questões. Elas simplesmente ocorrem e o que se espera é que a unidade tenha condições de atender a demanda e que garanta a atenção necessária para que as pessoas tenham o mínimo de atenção com relação à sua saúde. Neste caso, os gestores devem sempre estar atentos aos dados históricos de ocorrências atendidas na unidade, de forma que seus estoques estejam sempre abastecidos em quantidade de produtos e insumos suficientes para atender uma demanda inesperada.
Com base no exposto, imagine a seguinte situação:
A direção da unidade hospitalar a qual você acabou de ser contratado, devido a problemas com falta de materiais, produtos e insumos, ocorridas na gestão anterior, solicitou que fosse realizado uma previsão de demanda semestral. No entanto, a solicitação é para que este estudo não fosse apresentado somente em uma planilha contendo valores e percentuais, mas com base em uma metodologia, pois assim, o estudo teria maior representatividade e consequentemente maior eficiência e eficácia em seus resultados. Um dos sócios da unidade, solicitou para que a metodologia adotada fosse justificada durante a apresentação dos dados de acordo com suas vantagens e desvantagens.
Elaborado pelo professor, 2021.
Diante do texto apresentado e o conteúdo apresentado no livro texto, responda:
1. Qual método de previsão de demanda você escolheria para realizar o estudo?
2. Com base em sua resposta, justifique, com suas palavras, a escolha do método de acordo com suas vantagens e desvantagens.
Soluções para a tarefa
Resposta:*Médias Móveis;
Explicação:
Pois podemos gerar uma previsão de gastos, custos e saídas, calculamos a média de períodos anteriores. Por exemplo, suponhamos que o setor da emergência teve uma demanda mensal de 1000, 1200 e 2300 caixas de luvas (todos os tamanhos) mensais nos últimos 3 meses, com esses valores podemos fazer uma avaliação e traçarmos um cronograma para abastecimento de insumos. Em uma situação inesperada de emergência, teremos material pra suprir a demanda inesperada. O objetivo da previsão de demanda para instituições de saúde é criar uma cadeia de fornecimento capaz de suprir toda equipe multiprofissional e pacientes com as necessidades sempre atendidas. À medida que, ainda, limita o estoque a uma disponibilidade capaz de atender a contingências, sem gerar desperdício, já que não podemos prever o futuro do mercado, devemos estar atentos e sabermos avaliar as situações, para tomarmos as medidas necessárias, pois ela interfere nos três estágios do planejamento empresarial: estratégico, tático e operacional.
Em época de pandemia todos os gestores das instituições de saúde tiveram que se reciclar para adaptar-se a nova e imprevista situação no mercado, sem por em risco a instituição, o controle para manutenção de estoques.
As vantagens desse método: disponibilidade de materiais, insumos;
Desvantagens: risco de cair em obsolescência, perda de validade, substituição do produto no mercado, só fornece a previsão de um curto período.