Imagine-se formado em Biologia e com especialização em fluidos humanos, área que integra o estudo da biofísica. Surgiu a possibilidade de trabalhar em um necrotério local, com preparação de corpos para o cortejo familiar final.
Na ocasião da entrevista, você explicou que estava acostumado a trabalhar com cadáveres e sua especialização foi exatamente com fluidos corporais; na universidade, aplicava a técnica moderna de embalsamento, inclusive com a troca dos fluidos corporais e que não tinha qualquer problema com esse tipo de trabalho, pois sabia que essas técnicas já eram aplicadas desde que a civilização humana é conhecida.
Seu avaliador, então, lançou um último desafio:
Por que se aplica o processo de troca de fluidos durante a preparação dos corpos? Em até quanto tempo esse procedimento é recomendável para um tratamento adequado do corpo para o funeral?
Responda de forma breve, clara e específica, justificando a sua resposta na dinâmica do sangue pós-morte.
Soluções para a tarefa
Resposta: Durante o processo preparação dos corpos para o rritual fúnebrefinal, é importante proceder a troca de fluídos corporais para amenizar a aparência do corpo pós-morte.
Explicação: O embalsamento para conservação de um corpo deve ocorreer preferecialmente nas primeiras 12 horas após a morte de uma pessoa. "Passadas 24 horas, o sangue coagula e fica problemático enjetar o líquido que precisa enjetar nas arterias.
Resposta: Durante o processo de preparação dos corpos para o ritual fúnebre final, é importante proceder a troca de fluidos corporais para amenizar a aparência do corpo pós-morte.
explicação: Isso porque, após a morte do indivíduo, o sangue para de circular e esse fluido, que antes era rico em oxigênio passa a exalar gás carbônico, causando mau cheiro e aparência arroxeada no corpo. O procedimento de troca de fluidos deve ser realizado em até 8 horas do óbito, uma vez que esses aspectos indicados anteriormente começam a ficar bastante aparentes, além do sangue, que começa a coagular, ficando, assim, mais denso e difícil de maneja