ENEM, perguntado por andressavcgyn, 1 ano atrás

Imagine-se enquanto um pesquisador especialista da área de Pedagogia que está iniciando um trabalho de pesquisa científica com o tema em algum tipo de intervenção pedagógica a ser aplicado em escolas de educação básica. A pesquisa que você irá desenvolver demanda um relatório de trabalho, onde devem constar informações sobre como aplicar uma boa busca de referências bibliográficas e também como serão feitas as revisões teóricas de seu estudo. Este relatório será o produto final a ser entregue às agências de fomento de pesquisa e de produção científica. Mãos à obra! Orientações para a resposta: • Elabore um relatório sucinto contendo os passos descritivos em torno das referências bibliográficas que serão utilizadas, bem como os procedimentos de análise e revisão teórica do tema da pesquisa. Escreva sua resposta no campo abaixo:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
28

Para realizar uma boa busca de referências bibliográficas, é preciso:

I- Estabelecer seus objetivos finais. Isso ocorre porque todo texto acadêmico precisa seguir uma linha de raciocínio, uma espinha dorsal.

Sabendo disso, fica muito mais fácil determinar o início de uma busca por referências bibliográficas, pois será possível identificar autores que produziram conteúdos sobre a mesma temática.

II. Selecionar as fontes. Determine quais serão elas; se devem ser livros, artigos científicos, periódicos, teses, etc.

A melhor recomendação são os textos científicos, principalmente os periódicos científicos. Quanto maior a credibilidade do periódico e de seu autor, melhor.

III. Mantenha clareza e objetividade nas revisões bibliográficas. Não utilize-se da ficha de leitura como forma de apresentar a revisão bibliográfica.

Busque encontrar e descrever as principais ideias dos autores e deixe claro o que há de semelhanças e discordâncias nas visões dos mesmos.

IV. Mantenha uma grande organização dos materiais/textos consultados. Isso facilitará o seu gerenciamento dos materiais a serem utilizados na sua revisão bibliográfica.

V. Mantenha o foco no momento de escrever e revisar sua Revisão Bibliográfica. Preste muita atenção e evite revisões curtas demais, com pouca variedade de autores, erros ou distorções nos materiais escolhidos.

Abraços!

Respondido por queziagomesmelo1
21

Resposta:

as dimensões tomadas para uma análise coerente e consistente da revisão teórica sobre os procedimentos educacionais empregados nas escolas de educação básica no Brasil. Portanto, este relatório esquematiza de maneira sintética o passo a passo desta fase específica da pesquisa.

Uma boa busca pelas referências bibliográficas ocorre impreterivelmente nos espaços das bibliotecas, averiguando o catálogo que contém todo o acervo de livros, periódicos e demais textos de natureza científica. Portanto, destacamos que a familiarização com o espaço da biblioteca e com o acervo é de fundamental importância para o desenvolvimento adequado da pesquisa. É importante então que os livros sejam analisados, levantando-se os títulos que contêm a temática da pesquisa, averiguando-se os índices e capítulos propriamente ditos que contêm informações relevantes. As fotocópias de tais textos, capítulos e informações são imprescindíveis, além da anotação de palavras-chaves e resumos que podem auxiliar muito na coleta de dados da pesquisa.

Além disso, devemos nos ater às normas técnicas de referenciamento: autores, obras, edições, datas, editoras, páginas e demais informações pertinentes. Fazer uma busca no sistema on-line do acervo da biblioteca também é fundamental, levantando-se inclusive os periódicos que tratam do assunto da pesquisa. Outro fator importante para a busca das referências bibliográficas, é contar com o apoio dos bibliotecários, sendo que inclusive alguns deles podem ser especialistas na área da pesquisa que está sendo desenvolvida, o que facilita muito o trabalho do pesquisador através de uma economia e boa gestão do tempo. Faremos a definição de parâmetros de busca, pensando os nomes das obras que serão utilizadas, a língua em que as obras foram escritas, se existem traduções, o espaço temporal em que as obras podem se encaixar no tema da pesquisa, os conceitos que serão pesquisados e as áreas disciplinares que a pesquisa está associada. Estes são apontamentos basilares que orientam a busca pelas referências bibliográficas a serem utilizadas na pesquisa.

No momento da revisão teórica, conforme nos diz a pesquisadora Judith Bell (2008, p. 89), o ponto principal que devemos ter em mente é a ideia de proporcionar ao pesquisador um panorama geral do estágio de conhecimento e das principais questões sobre o assunto específico da pesquisa. O importante é compreender que a teoria é como espécie de caixa de ferramentas que auxilia o pesquisador a estabelecer a estruturação na qual a pesquisa será desenvolvida e conduzida. A revisão teórica, portanto, está presente de maneira prática no momento em que o pesquisador delimita alguns conceitos-chaves da pesquisa, define quais referenciais teóricos serão utilizados a partir da própria seleção dos autores que serão lidos e pesquisados, objetivando cruzar interpretações que endossem ou refutem as hipóteses presentes na pesquisa. Nesse sentido, é fundamental avaliar a a linha de pesquisa dos autores, a forma como eles lidam com as informações tratadas e refletir de maneira crítica acerca das conclusões que apresentam em seus textos. É importante também que sejam feitas análises das linguagens utilizadas, das informações coletadas para organizá-las e sistematizá-las de forma mais evidente no trabalho, tendo sempre em mente a constante revisão das fontes da pesquisa.

Concluímos com uma citação de Bell, bastante elucidativa para a elaboração deste relatório:  

"Podemos aprender muito, lendo o que outros pesquisadores concluíram. Observe criticamente todas as revisões que passarem por suas mãos. Pergunte-se se são catálogos de venda de móveis ou relatos bem organizados, relevantes para o tema. As descobertas de pesquisa podem ser perigosas se forem usadas de modo indisciplinado. Sinto uma certa ansiedade quando alguém diz "a pesquisa prova x ou y", e não vejo evidências que corroborem tal asserção. Observe sua linguagem! É possível, às vezes, "inferir", os resultados "podem indicar", mas lembre-se: quando se trata de seres humanos, é difícil conseguir "provas"." (BELL, 2008, p. 98)

Explicação:

Perguntas interessantes