Filosofia, perguntado por solangebaumgaertner, 8 meses atrás

Imagine-se em um Encontro dos Estudantes de Serviço Social(ENESS), no qual assiste a uma palestra importante. Dois professores convidados a palestrar trazem exemplos de ecletismo e pluralismo. São situações reais que instigam os alunos de Serviço social a identificarem o pluralismo e o ecletismo, indicando qual situação representa cada um dos conceitos e as suas respectivas características. O primeiro professor palestrante apresenta: Em uma reunião geral do Conselho Federal de Serviço Social um profissional argumenta: "Precisamos estar abertos a vários discursos teóricos, os mais diversos. A categoria profissional pode, inclusive, adota-los em parte, adotando aquilo que melhor orientar a prática social realizada. A diversidade e a complementaridade precisam ser aceitas no interior da categoria, pois tanto a fenomenologia quanto a teoria crítica de Marx com a contínua construção teórico- metodológica do serviço social." Outro professor continua: Na mesma reunião, outro profissional rebate: "A categoria precisa permitir a articulação de diferentes ideias que tenham uma mesma base ou direcionamento teóricos. Respeitar outras compreensões acerca do método que não somente a teoria crítica de Marx, mesmo sendo a teoria e o método, hegemonicamente, adotados pela categoria. Contudo, não é possível conciliar opiniões inconciliáveis, elaborando de forma acrítica argumentos apenas com a mistura de idéias, tornando-os incoerentes entre si. Não é possível conceber a utilização do referencial teórico fenomenológico e a compreensão de fenômeno enquanto fluxo imanente de vivências que constitui a consciência, por exemplo, para explicar a dimensão macrossocial da sociedade em uma perspectiva crítica - são conceitos inconciliáveis." Analise a situação apresentada pelos professores convidados e identifique onde está o ecletismo e o pluralismo nas argumentações. Faça uma justificativa reflexiva acerca de cada uma das situações, apresentando aos professores, convidados e plateia.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarinhajulia1
0

Resposta:

Explicação:

Padrão de resposta esperado

A primeira argumentação trata do ecletismo, pois segundo Coutinho (1991), “o ecletismo é a tentativa de conciliar opiniões inconciliáveis, uma adoção ingênua de discursos teóricos os mais diversos, sem uma decodificação, sem apropriação crítica, sem reelaboração, mas seria uma ausência de coerência entre os suportes teóricos que, presumivelmente, orientam a prática social realizada".

A segunda argumentação se refere ao pluralismo. O pluralismo teórico permite a articulação de diferentes ideias com a mesma base ou direcionamento teórico. Respeita ideias divergentes, aceita e abre possibilidades de debates e, por fim, compreende que deve haver coerência entre os suportes teóricos à pratica profissional.

Perguntas interessantes