Pedagogia, perguntado por gabbylalinha, 1 ano atrás

Imagine-se como um professor novato de Ciências Biológicas que atua em uma escola de Ensino Fundamental, com alunos do 6º ano. Você acabou de voltar de um encontro de capacitação e ficou impactado com alguns exemplos dados por professores que optaram por atuar em sala de aula a partir do pensamento de Piaget.

Algumas das ideias ditas por tais professores ainda ecoam em sua mente: "devemos lecionar de modo a permitir que as crianças explorem o mundo, façam suas experimentações e adquiram conhecimento, agindo como professores-facilitadores, verdadeiros orientadores!" - dissera um dos professores, enquanto o outro bradou - "é preciso apoiar o aluno para que ele explore seu mundo e adquira conhecimento!"; e ainda um outro dizia naquela ocasião: "Não devemos temer o erro dos alunos em sala de aula, pois errando também se aprende!"

De fato, a proposta de Piaget pertence a uma abordagem construtivista, que dá uma grande ênfase ao protagonismo do aluno na obtenção de conhecimento. Agora, mais pelo exemplo destes professores que por um conhecimento profundo sobre o pensamento de Piaget, você se encontra inspirado. Sua próxima aula de Ciências será sobre a estrutura de uma célula animal, com sua membrana plasmática, seu núcleo, seu citoplasma e suas organelas. Ora, como professor, você bem sabe que o estudo específico das funções das organelas celulares não é sua competência, pois é "coisa do Ensino Médio". Mesmo assim, ainda que seja uma aula menos aprofundada sobre o funcionamento celular, você decide por fazer desta uma aula preparada a muitas mãos, envolvendo de alguma forma todos os seus alunos, tal como fizeram os professores cujos testemunhos tanto o atraíram durante o encontro de capacitação...

Então é hora de trabalhar! Seu desafio consiste em descrever qual tarefa ou atividade poderá ser pedida aos alunos para que sua aula sobre a estrutura de uma célula animal não seja apenas feita por meio da leitura de páginas do livro didático. Descreva, a seguir, uma estratégia que envolverá os alunos neste aprendizado.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
57

Para que o desenvolvimento  do aluno ocorra durante a atividade, o fator prático se fundamenta a partir do exercício de uma atividade prazerosa, podendo ser um quiz interativo entre os alunos.

Partindo deste ponto, podemos observar que o educador pode realizar uma série de atividades que mesclem o conhecimento dos alunos com jogos coletivos, trazendo uma interação corporal, fortalecendo a competitividade de maneira saudável e as diferentes formas de expressão com brincadeiras que existem bem antes da ascensão da globalização e o surgimento dos aparelhos de computador.

Respondido por onanciara
30

Resposta:

Propostas envolvendo pesquisa, observação de uma célula a olho nu (como no caso da gema de ovo) ou com o auxílio de um microscópio, seguidas ou não de um fórum sobre o que foi pesquisado/observado são formas simples, porém eficazes, de criar a participação e uma experiência de aprendizado a muitas mãos.

Explicação:

Uma estratégia mais refinada se constitui pela confecção de uma célula por grupos distintos de alunos. Os materiais a serem utilizados podem variar: isopor, gelatina, plásticos ou papéis para bricolagem etc. Outras estratégias podem ser mais elaboradas e a criatividade dos alunos que respondem ao desafio pode surpreender.

Perguntas interessantes