Imagine-se atuando como professor de biologia em uma escola municipal, no entanto, muito descontente com o real aprendizado dos alunos, principalmente após participar de um congresso acerca das tendências no ensino de ciências.
Você atua no ensino médio, e os alunos chegam sem a noção de método científico. Sabendo que o ensino tradicional há muito tempo está ultrapassado, e não instiga a investigação e observação dos fenômenos para a construção do conhecimento, você então decide colocar o problema em reunião com o corpo docente, e escuta os seguintes aspectos:
- As crianças mais novas não estão prontas para aprender sobre o método científico, diz o professor de ciências do ensino fundamental.
O professor de química de séries finais do ensino fundamental fala que ensina sobre a observação e constatação de fenômenos, mas também nota a falta de segurança para as conclusões. Também acredita que a inserção do método científico é importante, e o quanto mais cedo, melhor.
- O método tradicional é ainda o mais indicado no processo de ensino aprendizagem, e não pode ser substituído, comenta o professor de Português.
A diretora então, interrompe a conversa e questiona:
- O que você sugere então?
É o seu momento de expor as justificativas e tendências para o ensino de ciências e sugerir então alguma ação que possa diminuir essa lacuna de ensino.
Soluções para a tarefa
O professor que defende o ensino tradicional deverá expor justificativas como:
- Comprovação empírica dos métodos
- Grande adesão mundial, bem como histórica
- Eficácia de longo e médio prazo
Portanto, a educação deve autorizar inovações, contanto que utilize de métodos já comprovados historicamente.
A importância do professor na educação
É por meio dos processos de ensino, aprendizagem dos docentes que são formados indivíduos capazes de enfrentar os diversos desafios que a vida propõe.
Portanto, o professor é o principal formador de uma sociedade desenvolvida.
Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/46911791
#SPJ1
Resposta:
Eu concordo com o professor de química. O ensino do método científico pode ser iniciado na educação infantil, e compreende a aplicação de métodose técnicas práticas que visam oportunidades as criançaso entendimento do mundo que a rodeia, o entendimento prático acerca dos fenômenos que vivenciam dia a dia, para então chegar a uma conclusão.
Realmente é um método mais demorado de ensino quando comparado com o método tradicional, no entanto, é uma tendência no ensino. Além disso, permite que as crianças explorem a sua curiosos e o raciocínio lógico.
O que estou propondo não é uma mudança no ensino e sim a realização de eventos esporádicos, como por exemplo, feiras de iniciação científica, para instigar e fomentar a curiosidade dos alunos frente aos fenômenos do mundo. Como seria voltado aos alunos do ensino fundamental, poderia ser produzido pelos alunos do ensino médio, e por eles mesmos apresentados os experimentos nas feiras aos mais novos.
Explicação: