Imagine que você trabalha em uma empresa qualquer realizando o trabalho de operação e montagem e, ao questionar seu superior sobre como a empresa oferece beneficios aos trabalahdores que tem maior produtividade, o mesmo lhe responde que o reconhecimento oferecido ao trabalhador que produzir mais é receber mais, pois como produziu mais peças recebrá um salário maior, visto que o salário é por produção. Nesse momento, você se lembra dos ensinamentos aprendidos na EAD UNICESUMAR sobre as teorias motivacionais e as escolas da administração.
Elaborado pelo Professor, 2019.
Considernado o excerto, é correto afirmar que a concepção de homo economicus surgiu na teoria da:
Soluções para a tarefa
O conceito de "Homo Economicus"(isto é, motivado apenas pelo salário) surgiu com a teoria de Taylor, que não considerava o trabalhador como alguém motivações extras além do dinheiro que lhe era pago pela sua produção.
O homem, naquela época, era visto como apenas um "apêndice da máquina" e as suas necessidades pessoais ou de satisfação não eram observadas, como podemos concluir.
O foco da teoria de Taylor era a divisão da tarefa e, logo após, Fayol também não contribuiu muito para derrubar esse conceito de "Homo Economicus", pois ambas as teorias não tiveram o seu foco voltado ao trabalhador.
Esse foco só foi obtido após o advento da Escola das Relações Humanas, sendo aprimorado pela Teoria Comportamentalista e outras, que passaram a a enxergar o funcionário em sua integralidade holística.
Espero ter ajudado!
Inicialmente, faremos uma breve introdução sobre o conceito do Homo economicus. Ele surge através do Movimento da Administração Científica, entre o século XIX e início do século XX, seu comportamento está fortemente atrelado com as teorias econômicas, que buscam contextualizar a vinculação dos fenômenos econômicos à realidade da vida e, ainda, é entendido como um indivíduo de racionalidade absoluta, isto é, todas suas ações são devidamente esquematizadas para corresponderem ao que é pretendido. Nesse sentido, o Homo economicus é um indivíduo que estuda, identifica e planeja as melhores ações a serem praticadas, visando a maximização de resultados positivos que levem ao enriquecimento. Ainda nesse raciocínio, nos perguntamos, quais seriam as características da personalidade do Homo economicus que permitiria a sua identificação? Vale ressaltar que o conceito do Homo economicus foi idealizado na Administração Científica que tem como pilares de sustentação de sua ideologia a busca pela “melhor maneira”, sempre através de “métodos científicos”; o estudo dos tempos e movimentos; e estabelecimento de padrões de produção que são determinados pelos administradores e que os operários apenas obedecem. Logo, elencaremos as características do Homo economicus, contextualizando com a ideologia que levou ao seu surgimento, para que o mesmo possa ser facilmente interpretado e compreendido no Movimento da Administração Científica, são estas as características: