Imagine que você, professor(a) de uma turma de 4º ano, propõe aos educandos um trabalho de desenho. Enquanto eles executam a atividade, você observa que um deles, de vez em quando, olha para você de modo apreensivo. Ao se aproximar do educando para verificar se há algum problema, você olha seu trabalho e ele, rapidamente, questiona: Diante do ocorrido, escreva um texto que responda ao questionamento do aluno, refletindo sobre o papel do educador frente às manifestações artísticas do educando.
Soluções para a tarefa
É de auxiliador e instigador o papel do educador frente às manifestações artísticas do educando, visto que a apreensão e as dúvidas são muito bem-vindas, visto que na prática são as propulsoras da busca pelo saber.
Quando o aluno denota apreensão e dúvidas é porque está interessado naquilo que o educando está fazendo e ensinando, o que deve ser recebido positivamente pelo profissional; que deve explicar e auxiliar o aluno a compreender o que está sendo feito.
Abraços!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O educando deve refletir sobre seu papel enquanto educador de forma a deixar claro de que não existe certo ou errado em uma manifestação artística, sendo imprenscindível dar autonomia aos educandos, estimulando sua criatividade e modos de transgredir. Essa maneira de dar liberdade aos seus educandos é um fator importante, pois demonstra que o educador também acredita no potencial da sua prática educativa e no resultado refletido no trabalho dos educandos. Não se propõe uma atividade em sala de aula esperando um resultado único, pois cada um dos educandos se expressarão de uma maneira diferente. Proporcionar essa experiência de criação traz tranquilidade ao educando, que passa a compreender que a arte não se limita ao feio ou belo, pois quando há expressão de sentimentos, a criatividade aflora e o trabalho torna-se "belo" em sua singularidade.