Imagine que você integra o corpo docente da escola X. Essa escola prevê em seu projeto pedagógico o desenvolvimento de projetos interdisciplinares bimestrais, nos quais todas as disciplinas precisam participar considerando uma temática única.
Neste bimestre, a escola pretende discutir sobre o tema “os jesuítas no Brasil e sua relação com a educação”. Assim, sua responsabilidade como professor da área da linguagem é encontrar um texto para debater essa temática com seus alunos do 9º ano.
Diante disso, para esta proposta de MAPA, escolha um texto (artigo científico, notícia, conto, romance, entre outros) sobre – ou relacionado com – a temática apresentada que poderia ser trabalhado em uma disciplina de Língua Portuguesa, Produção textual ou Literatura. Com isso, sua resposta deverá:
1. Apresentar a referência do texto escolhido.
2. Explicar os motivos pelos quais você escolheu o referido texto.
3. Explicar de que forma (em quais pontos) o referido texto se relaciona com a temática.
4. Explicar como você trabalharia o texto escolhido com seus alunos do 9º ano.
Considere o conteúdo estudado na disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, especialmente o que foi tratado na unidade III, para a realização desta atividade. Ainda, coloque em primeiro lugar a referência do texto escolhido e, em seguida, o seu texto dessertativo-argumentativo que responde aos tópicos 2, 3 e 4 exigidos pelo enunciado.
Soluções para a tarefa
Você pode escolher diferentes autores para fazer seu texto sobre os jesuítas no Brasil e sua relação com a educação. Existem nomes como Alexandre Shigunov Neto Lizete Shizue Bomura Maciel que têm trabalho sobre essa temática.
Abaixo segue um pouco da história dos jesuítas no Brasil.
Conforme a coroa, a forma de trabalho dos jesuítas foram fundamentais para a colonização do Brasil e o povoamento por cristãos. E desta forma, o trabalho missionário necessitava de um investimento em catequese, assim como na conversão dos povos do lugar.
Como os jesuítas tinham fundamentos internalizados, enxergavam no Brasil uma forma de reconstruir a população humana, por meio da criação de um novo povo, que seria livre de pecados como luxúria e ganância.
O povo jesuíta foi expulso do país por Marquês de Pombal, que defendia o Despotismo Esclarecido, que nada mais era que a liberdade dos povos indígenas.
Essa medida não foi bem aceita pelos jesuítas, uma vez que não poderiam exercer influência alguma sob os povos tradicionais.
A partir disso, houve uma interrupção do sistema educacional no Brasil, que era organizado pela Companhia de Jesus.
Abraços!