Biologia, perguntado por lidimarques86, 7 meses atrás

Imagine que você foi contratado como gestor ambiental em um frigorífico para abate de frangos, na região nordeste do Brasil. Segundo as normas de boas práticas para alimentos, as estruturas de frigoríficos devem ser mantidas a temperaturas controladas, para não haver degradação ou contaminação das carnes. O frigorífico em que você trabalha possui um sistema antigo de refrigeração com uso de amônia, com riscos já identificados de vazamentos. A próxima reunião já foi agendada e você precisa apresentar no mínimo três programas, com seus respectivos objetivos, para serem inseridos no plano de gerenciamento para esse risco ambiental.

Soluções para a tarefa

Respondido por m3piumhi
2

Resposta:Levando em conta que não há verbas para substituição do equipamento de refrigeração do frigorífico, eu apresentaria as seguintes propostas:

1. Realizar treinamentos periódicos do plano de emergência. Mais do que conhecer o texto do plano de ação, os colaboradores devem ser treinados de forma prática, regularmente. É a garantia de que o plano escrito é eficiente e soluciona qualquer emergência.

2. Garantir ventilação adequada para manter a concentração ambiental do gás nos níveis mais baixos possíveis. Para isso, os equipamentos de refrigeração devem estar instalados em locais que impeçam o acúmulo de gás em caso de vazamento.

3. Manter os sistemas de prevenção e combate a incêndios em perfeito estado de funcionamento, bem como saídas de emergência desobstruídas e sinalizadas; Sinalizar e identificar adequadamente os componentes da instalação, inclusive tubulações e realizar manutenção periódica das instalações elétricas próximas aos tanques. Estas devem ser em material à prova de explosão.

Explicação:

Respondido por rafaelalc30
1

Resposta:

Entre outras propostas de programas para o plano de gerenciamento de riscos, citam-se:

- Plano de manutenção preventiva do sistema de refrigeração, com controles periódicos, incluindo: monitoramento de vazamentos de amônia por meio de verificação "in loco" do sistema como um todo, em uma determinada periodicidade, gerando indicadores para um monitoramento do sistema, com o objetivo de prevenir possíveis vazamentos e desperdícios do sistema de refrigeração.

- Auditorias periódicas no sistema de refrigeração e seus controles, com o objetivo de manter o controle do sistema mais preciso, mantendo o cumprimento dos procedimentos e as correções das não conformidades.

- Treinamentos periódicos com os funcionários responsáveis pela manutenção do sistema de refrigeração, com o objetivo de manter uma frequência/constância das capacitações nos procedimentos e padrões de trabalho, para um melhor atendimento ao plano de gerenciamento de riscos.

Perguntas interessantes