Imagine que você está tomando o ônibus para ir à escola. No momento em que você está recebendo o troco, uma moeda escapa da sua mão e cai no chão, bem próximo aos seus pés. Durante a queda da moeda, o ônibus estava se movimentando em linha reta, com velocidade constante e suavemente. Este fato poderia ser “visualizado” de modo diferente por dois observadores distintos. Atente para as duas ilustrações a seguir:
I. Evento observado por outro passageiro do ônibus.

II. Evento observado por alguém na calçada, ao lado de um poste, com o ônibus passando pela rua.

Com base nas ilustrações e em seus conhecimentos, responda:
a) Se você fosse o passageiro, estaria em repouso ou em movimento?
b) O ônibus está em repouso ou em movimento?
c) A pessoa na calçada, ao lado de um poste, está em repouso ou em movimento?
d) A pessoa que está dentro do ônibus, sentada em uma cadeira em frente à cobradora, veria a trajetória da moeda da mesma forma que uma pessoa que está na calçada? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Depende do referencial a ser considerado. Por exemplo: eu estou em repouso em relação ao ônibus, mas em movimento em relação à rua.
b) Depende do referencial a ser considerado. Por exemplo: o ônibus está em movimento em relação à rua, mas em repouso em relação a mim.
c) Depende do referencial a ser considerado. Por exemplo: a pessoa está em repouso em relação à rua, mas em movimento em relação a mim.
d) Não. A pessoa dentro do ônibus veria a moeda cair verticalmente, enquanto a pessoa que está na calçada veria a moeda cair em uma trajetória curvilínea.
Definindo sistemas de referência onde o ponto fixo está na rua:
- a) Um passageiro em relação ao ônibus está em repouso, mas em movimento com um ponto fixo na rua.
- b) O ônibus está se movendo em relação à rua.
- c) Está em repouso.
- d) Você veria a moeda cair em linha reta.
Movimento relativo
Diz-se que o movimento é relativo porque depende de um sistema de referência, ou seja, sempre observaremos o movimento em relação a um corpo "fixo em uma posição". Por exemplo, percebemos movimento quando nos aproximamos ou nos afastamos de uma árvore ou cadeira que está parada.
Mas às vezes podemos ver isso de duas maneiras, por exemplo, ao andar de ônibus em movimento, se estamos sentados, podemos dizer que estamos em repouso, mesmo que o ônibus esteja em movimento, e se uma pessoa observar da rua, você notará que estamos nos mudando porque nos afastamos do paradeiro.
Portanto, aqui existem 2 sistemas de referência para o mesmo corpo, o primeiro, onde não percebemos o movimento porque não nos movemos para frente ou para trás dentro do ônibus em relação ao motorista, e o segundo, a pessoa que observa da calçada , percebe que nos afastamos do paradeiro.
Assim podemos concluir que o movimento é relativo pois depende sempre de um sistema de referência, para resolver este tipo de exercício deve-se escolher um único sistema de referência e normalmente escolhe-se o ponto fixo e realiza-se trabalho em torno desse ponto. Respondendo, considerando que o ponto fixo fica na rua:
- a) Como o ponto fixo está na rua, conclui-se que o passageiro está em movimento.
- b) Como o ponto fixo está na rua, conclui-se que o ônibus está em movimento.
- c) Como o ponto fixo está na rua, conclui-se que a pessoa na rua está em repouso.
- d) Como a pessoa viaja com a mesma velocidade do ônibus, ela vê a moeda cair em linha reta.
Se você quiser ler mais sobre movimento relativo, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/19311966
#SPJ2