Imagine que você está preparando uma “aula resumo” para alunos do Ensino Médio que farão vestibular. Escreva um texto sintetizando os principais “acontecimentos” do início da literatura brasileira até o Barroco: destaque os momentos históricos e principais textos e autores. Não se esqueça de indicar suas fontes de pesquisa.
Soluções para a tarefa
O primeiro movimento literário do Brasil foi o Quinhetismo, que consiste nos textos produzidos no primeiro século após a chegada dos portugueses nestas terras, em 1500. O marco inicial, neste sentido, é a própria carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I informando do acontecido.
A produção do Quinhetismo se caracteriza como sendo uma literatura de informação, ou seja, textos simples com a intenção de registrar dados sobre a nova conquista portuguesa, sua fauna e flora, embora exista um deslumbramento marcante com a figura dos nativos, o que expõe elementos poéticos.
Existe também a chamada literatura jesuítica, voltada para a conversão dos nativos e a expansão da fé cristã. O principal autor desta vertente é José de Anchieta, que escreveu tratados, peças e poemas com finalidade pedagógica.
O segundo movimento literário do Brasil foi o Barroco. Iniciado num contexto de Reforma Católica e guerras religiosas na Europa, ele é marcado principalmente pelo dualismo rebuscado.
No Brasil, seus principais nomes literários são Gregório de Matos, autor de poesia satírica e lírica, e o padre Antônio Vieira, que produziu sermões e cartas com temática religiosa.