imagine que voce é um produtor teatral que vai produzi um espetáculo na cidade onde vive. Quais são suas principais funções para fazer o espetáculo acontecer?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora falamos “montar uma peça teatral”, é certo dizer “produzir um espetáculo teatral”. A peça é o texto, no entanto nem todo espetáculo nasce a partir do texto (Leia Teatro Pós-dramático). Espetáculo é o resultado, o acontecimento.
Para Montar uma Peça Teatral, antes de tudo, você precisa escolher (ou escrever) o Texto.
Pode não precisar do texto em criações concebidas no Work in Progress, o Pós-Dramático ou A Exigente Técnica da Improvisação. Nesses casos a criação do texto pode fazer parte do processo de montagem. Se não for o seu caso, ter o texto e o direito de montagem é o primeiro passo.
Depois de estudar muito bem o texto, você deve definir como pretende montar. A resposta a isso pode envolver as características:
a) comerciais,
b) acadêmicas,
c) sociais ou
d) experimentais…
…que o motivaram a produzir um espetáculo espetáculo, em primeiro lugar.
Explicação:
Vamos supor que você queira produzir um espetáculo teatral comunitário, sem fins lucrativos e sem patrocinadores. Essa é uma boa forma de iniciar, pois não precisaremos lidar, nesse momento, com orçamentos rigorosos, planilha de custos em formatos específicos e outros detalhes ligados à legalidade de contratações de serviços, impostos e leis trabalhistas.
Você vai precisar formar uma equipe. Teatro é uma arte coletiva.
Listo aqui as funções mais comuns que formam a equipe para produzir um espetáculo teatral. Se não tiver certeza sobre como formar sua equipe, escolha primeiro um diretor e decidam juntos a composição da equipe.
Produtor
O que transforma a ideia em realização. O Produtor é o realizador. Ele possibilita o encontro das partes e as conduz até e/ou durante o acontecimento teatral.
Diretor
É o encenador chefe. Ele entende o espetáculo como um todo e em seu conteúdo e expressão artística. Ele busca dos demais artistas e técnicos o necessário para sua realização de forma integrada.
Elenco
São os atores, bailarinos, acrobatas, cantores ou outros artistas cênicos.
Cenógrafo
O responsável pela ambientação do espaço cênico.
Figurinista
Cria a roupa (quando houver roupa) dos personagens.
Diretor de arte
Cria adereços e objetos de cena e outros elementos complementares que não foram contemplados pelo figurinista nem pelo cenógrafo.
Sonoplasta/videomaker/Designer / coreógrafo/ Maquiador/cabeleireiro
São alguns outros criadores que podem fazer parte da montagem.
Técnicos
Operadores (som, luz, vídeos, efeitos), Assistentes: retiram cenários, montam e desmontam palco, auxiliam as trocas de figurinos, atendem a porta, plateia, etc.
Saber o que você pretende, portanto, definirá a composição de sua equipe.
PRÉ-PRODUÇÃO
A ideia de montar um espetáculo teatral já está na mente de quem desejou o espetáculo. Esse pode ser você, que atua, portanto, como o produtor. O início de sua montagem, entretanto, é considerado um fato quando ocorre o primeiro encontro da equipe: A Pré-produção.
Como o nome diz, são os preparativos para a produção. Se o espetáculo fosse um bolo de aniversário, a pré-produção seria o momento em que a mãe pergunta para a criança sobre como ela gostaria que fosse o bolo. O preparo do bolo seria a Produção e a festa de aniversário a Apresentação (O acontecimento).
Os membros que compõem a equipe deverão encontrar portanto uma uniformidade, uma visão comum a todos. Cada um, em suas funções, mostrarão suas necessidades, suas ideias e dirão o que, nesse processo, precisará do outro. Depois disso o diretor ficará encarregado de coordenar as criações e manter o produtor atualizado das necessidades e questões do processo de montagem.
Depois dos encontros de Pré-produção iniciarão os ensaios e a produção.
Se você pretende dirigir, siga lendo os artigos na categoria montagem.
Comece Simples
Uma peça simples e curta pode não gerar um espetáculo completo, todavia pode ser bem agradável de se assistir. Pode também ser um ótimo exercício para todos os envolvidos na montagem.