Informática, perguntado por EduardoSilva14, 2 meses atrás

Imagine que você é um administrador de banco de dados (DBA) de determinada empresa e terá de fazer uma apresentação à direção da empresa, defendendo a utilização de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) na área de tecnologia da informação. Durante essa apresentação, devem ser expostas vantagens na utilização do referido SGBD. Para tanto, foram escolhidas as vantagens listadas a seguir:
- Controle de redundância

- Restrição de acesso não autorizado

- Funções de backup e restore (recuperação)

Desenvolva um pequeno texto explicativo sobre cada uma dessas vantagens para expor a direção da empresa.


EduardoSilva14: RESPOSTA
EduardoSilva14: A situação ideal é que tenhamos um projeto/banco de dados que armazene cada item de dados lógicos (nome, endereço, data de nascimento, entre outros) em apenas um lugar no banco de dados, utilizando uma prática chamada "normalização de dados".
EduardoSilva14: o que garante consistência, economia na área de armazenamento e agilidade nas operações e consultas. Quando não há preocupação com a redundância, uma mesma informação pode estar armazenada em locais diferentes e repetidas vezes, utilizando maior espaço de armazenamento e tomando mais lentes as operações e consultas.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigoleandrol2
0

Resposta:

Padrão de resposta esperado

(1) Inicia a transação

(2) Seleciona as informações: número da conta, tipo e saldo

(3) Atualiza o saldo da conta lançando o crédito

(4) Atualiza o saldo da conta lançando o débito

(5) Insere o registro de lançamento

(6) No caso de erro, desfaz a transação e volta os registros ao momento anterior ao erro

(7) Finaliza a transação com sucesso

Explicação:

.

Respondido por sergiocnagel
1

Resposta:

Controle de redundância:

A situação ideal é que tenhamos um projeto/banco de dados que armazene cada item de dados lógicos (nome, endereço, data de nascimento, entre outros) em apenas um lugar no banco de dados, utilizando uma prática chamada "normalização de dados", o que garante consistência, economia na área de armazenamento e agilidade nas operações e consultas. Quando não há preocupação com a redundância, uma mesma informação pode estar armazenada em locais diferentes e repetidas vezes, utilizando maior espaço de armazenamento e tornando mais lentas as operações e consultas.

Restrição de acesso não autorizado:

Em geral, os usuários ou grupos de usuários recebem números de conta protegidos por senhas, que serão utilizadas para acessar determinado banco de dados. O SGBD deve oferecer um subsistema de segurança (autorização), o qual é utilizado pelo DBA para criar e especificar contas e grupos, suas permissões e restrições que serão administradas automaticamente pelo SGBD.

Funções de backup e restore (recuperação):

Um SGBD precisa oferecer recursos para recuperar-se de falhas de hardware e software, seu subsistema de backup e recuperação é responsável por isso. Por exemplo, se o sistema do computador (host) falhar no decorrer de uma transação de utilização complexa de dados, o subsistema de recuperação é responsável por garantir que o banco de dados seja restaurado ao estado (perfeito) em que estava antes da transação ser executada.

Explicação:

Perguntas interessantes