Imagine que você é psicopedagogo e foi indicado para atender a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. O grupo apresenta dificuldades na compreensão da leitura, o que faz com que atividades que a envolvem sejam desinteressantes. A professora da turma experimentou aplicar algumas atividades diferenciadas, mas não obteve sucesso, então a escola recorreu à sua ajuda.
O seu desafio é elaborar um projeto de leitura para ser aplicado como um intervenção psicopedagógica a este grupo. Não se esqueça de estabelecer os objetivos do projeto e escolher os métodos mais adequados ao perfil da turma. Seja criativo!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se estes indivíduos forem diagnosticados com Dislexia(menor habilidade com letras e entendimento de tais) deve-se ter em mente que são pessoas intuitivas, visuais, curiosas, compreendem o meio ambiente, curiosas e alteram e criam percepções.
Explicação:
Separar a turma em grupos menores, sendo cada um responsável por um trecho do capítulo
Para facilitar o processo entregue-lhes imagens, vídeos, resumos em áudio/vídeo, para construir o raciocínio, deixe que eles se expressem. Posteriormente junta-se a turma para que construam o capítulo.
Resposta:
Para esta atividade, o pedagogo poderá, primeiramente, conversar com os alunos para identificar seus interesses. A partir deles, deverá construir o projeto, identificando os objetivos, que podem ser a leitura como forma de lazer, a vontade de conhecer determinado assunto ou a obra de algum autor, entre outros.
As técnicas utilizadas podem incluir:
- Incentivar os alunos, antes mesmo de lerem o texto, a lançarem hipóteses sobre o seu conteúdo.
- Fazer uma apresentação global do texto, apresentando ilustrações, o título, os subtítulos (se houver) e outras informações.
- Incentivá-los à evocação, ou seja, "fazer passar" o conteúdo apresentado no texto para uma imagem mental.
- Pode-se utilizar também a evocação auditiva, que é uma "voz" interior que o aluno ouve quando lê silenciosamente.
Explicação:
Atividade feita e finalizada no AVA.