Biologia, perguntado por karinamarrom, 9 meses atrás

Imagine que você é professor de biologia no ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA), em uma escola pública. No local não há acesso a um laboratório específico desta área. No entanto, você gostaria de mostrar as partes do corpo humano, principalmente os órgãos e suas estruturas, de forma mais realistas para os alunos. Como tem experiencia e conhecimento técnico acerca de realidade aumentada, pensou em utilizar esse recurso em sala de aula. Sendo assim, responda: o que você faria para aplicar a realidade aumentada em sala de aula para os alunos do EJA na disciplina de Biológicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por itanapaulus
4

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Como professor, poderia pedir ajuda aos alunos para buscar, nas lojas de aplicativos dos smartphones/tablets, algum aplicativo gratuito sobre a temática que gostaria de trabalhar em sala de aula. Um exemplo é o aplicativo Anatomia AR 4D +, disponível para Android e iOs.

Após instalar o aplicativo em alguns celulares em sala de aula, além de imprimir os cards (cartões) que fazem parte do aplicativo, poderia solicitar que os alunos explorassem e experimentassem todas as possibilidades da realidade aumentada.

Poderia também criar um projeto sobre realidade aumentada. Para isso, criaria um jogo com QR Code no qual cada código mostraria um determinado desafio cuja resposta seria uma pista para outro QR Code. Assim, a aprendizagem sobre o corpo humano seria com base na ludicidade em um jogo de realidade aumentada.

Respondido por vivianemascena27
2

Resposta:

Explicação:

Existem inúmeras possibilidades de se trabalhar com realidade aumentada em sala de aula e uma proposta interessante é utilizar os celulares dos alunos para instalar aplicativos que proporcione uma aprendizagem interativa e mais atrativa, como por exemplo o aplicativo "Expedições" que permite tours em realidade virtual e aumentada. A realidade virtual pode ser visualizada por meio de um óculos, que pode  ser instalada em uma caixa de papelão, que proporciona uma visão imersiva e interativa. Para realizar os tours em realidade aumentada é preciso imprimir um marcador (disponível no próprio aplicativo), a câmera do telefone faz a leitura do marcador e projeta diferentes imagens.

Outro exemplo é o aplicativo Anatomia AR 4D +, disponível para Android e iOs.  Após ser instalado é preciso imprimir os cards que estão disponíveis no próprio aplicativo e aproveitar todas as possibilidades da realidade aumentada.

Perguntas interessantes