Imagine que você é o(a) filho(a) do Sr. Walter, que acaba de se formar em Ciências Contábeis, na Unicesumar, e irá auxiliar seu pai nos negócios. Ao iniciar suas atividades, você levantou quatro situações principais, mostradas a seguir:
01 – Os recebimentos referentes às diárias dos clientes estrangeiros são feitos geralmente em dólar americano e euro, pontualmente, existe o recebimento em menor número de outras moedas estrangeiras. Nesses casos, o registro nos livros contábeis da empresa é feito em moeda estrangeira e sem levar em consideração a conversão para moeda nacional (real).
02 – O Sr. Walter em diversas situações e de forma regular tem misturado o patrimônio da empresa com o pessoal. Fazendo retiradas de valores do caixa do hotel frequentemente. No último trimestre, chegou a comprar joias em nome do hotel para a esposa e fez uma retirada para cobrir a conta bancária de um sobrinho.
03 – Devido aos problemas com a gestão de pessoas, o hotel está com uma rotatividade alta de funcionários, o que está propiciando um número alto e constante de processos trabalhistas. Já faz algum tempo que é possível obter uma estimativa confiável para possíveis indenizações, mas ainda não foi autorizada a constituição de uma reserva para tais indenizações.
04 – Como diretor financeiro, o Sr. Walter faz interferências na contabilidade, decidindo quais serão as despesas, custos e receitas a serem lançadas em cada período. Por vezes, impactando no registro contábil em datas diferentes do fato gerador.
Questão 1 – Interpretando as situações elencadas, indique quais princípios contábeis estão sendo transgredidos em cada caso e os descreva. Aproveite para mencionar o que poderia ser feito para que isso não ocorra novamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fiz assim....
1 - O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL – Nesse principio é determinado que os itens do patrimônio sejam registrados pelos valores originais , expressos na moeda corrente nacional, indiferentemente do que vale em mercado atual.
Nesse caso, os lançamentos estão ficando errados, pois é recebido em moeda estrangeira, onde se deveria ocorrer em moeda nacional.
2- O Princípio da ENTIDADE – Para esse principio se reconhece o Patrimônio da empresa como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia deste patrimônio e a necessidade da separação do patrimônio empresarial do patrimônio particular dos seus sócios, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Nesse caso, o dono da empresa, esta fazendo mal uso das informações. Fazendo uso do dinheiro do patrimônio para fins pessoais, totalmente errado, pois os dados contábeis ficarão inconsistentes.
3- O Princípio da OPORTUNIDADE - Esse principio elucida a mensuração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Isto quer dizer que, toda informação incorporada à contabilidade da empresa deve ser feita de imediato ao período em que ocorreu, e na extensão e valores corretos, independentemente do fato que a originou.
Nesse caso eles estão aguardando a melhor oportunidade para o acerto das indenizações aos funcionários, assim agindo de má fé.
4- O Princípio da COMPETÊNCIA
Explicação: