Imagine que você é enfermeiro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebeu na consulta de acolhimento uma gestante de sete meses, oriunda da Venezuela, que imigrou ao Brasil recentemente. Durante o atendimento, foi evidenciado que a paciente estava emagrecida. Ela relatou que andou muitos quilômetros para conseguir atravessar a fronteira do Brasil e que tem dificuldade de acesso a alimentos, pois está sozinha e não consegue emprego, justamente por estar grávida. Diante desse contexto, responda: como você poderia organizar a intervenção de Enfermagem, tendo como referencial a Teoria Transcultural? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Teoria Transcultural parte da ideia de que o enfermeiro precisa compreender a cultura do paciente para conseguir atender às suas necessidades de saúde.
Diante disso, o profissional de Enfermagem precisa questionar a paciente grávida sobre os seus hábitos alimentares, a fim de verificar se há compatibilidade ou não com a realidade de oferta de alimentos brasileiros. Um exemplo disso é o hábito venezuelano de ingerir um bolo à base de farinha de milho, o qual não é disponível no Brasil.
Além disso, apesar de a paciente referir estar sozinha no Brasil, é preciso instruí-la sobre o momento do parto e sobre a possibilidade de ela contar com um acompanhante de sua escolha.
Essas orientações são relevantes, pois oportunizam ao profissional investigar a presença de algum costume próprio da cultura da paciente, o qual pode ser praticado durante a gestação, o momento do parto e/ou o puerpério – com a mãe e/ou a criança.
Nesse espaço de interlocução, o enfermeiro terá a oportunidade de questionar sobre a concepção do bebê e o paradeiro do pai da criança, com vistas a verificar a ocorrência de algum evento que esteja colocando em risco a saúde da mãe e da criança.
Por fim, outro aspecto que merece intervenção de Enfermagem diz respeito à orientação e ao encaminhamento da gestante para um serviço de apoio social do território sanitário, a fim de permitir-lhe acesso às medidas assistenciais, devido à sua carência de renda própria.
Explicação:
A intervenção de enfermagem baseada na Teoria Transcultural deve considerar as diferenças culturais e as influências sociais e históricas na saúde e na doença da paciente.
Intervenção na enfermagem
Algumas possíveis ações seriam:
- Realizar uma avaliação cultural da paciente, incluindo sua origem, hábitos alimentares, crenças e valores para melhor compreender sua situação e suas necessidades.
- Conhecer o contexto da imigração da paciente, seu nível socioeconômico e sua situação de saúde, para avaliar suas necessidades e riscos específicos.
- Proporcionar orientações nutricionais adequadas ao seu estado nutricional e à sua gestação, considerando seus hábitos alimentares, religião e recursos disponíveis.
- Trabalhar em conjunto com outros profissionais, organizações e comunidades locais para garantir acesso a alimentos seguros e nutritivos, a recursos financeiros e a outros apoios para a gestante.
- Oferecer apoio emocional e psicológico à paciente, considerando o estresse e o impacto da imigração e da gravidez sobre sua saúde mental.
- Fazer acompanhamento pré-natal regular e apropriado para garantir a segurança da gestação e da saúde do bebê.
- Trabalhar com a paciente para desenvolver uma rede de apoio e ajudá-la a se integrar na comunidade local, incluindo ajuda para encontrar emprego e outros recursos para melhorar sua qualidade de vida.
Aprenda mais sobre o papel do enfermeiro aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49209341
#SPJ2