Imagine que você é a pessoaresponsável pela definição da política cambial de um país. No momento, este país apresenta o seguinte cenário: alta inflação, estrutura competitiva muito concentrada (empresas nacionais com poucos competidores), parque industrial sucateado.
Considerando o cenário econômico do país, você deve definir a política monetária, optando por um caminho: não alterar o câmbio, valorizar ou desvalorizar a moeda local.
Justifique a sua escolha e explique suas principais consequências negativas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nesta situação, o mais indicado seria optar por uma valorização cambial, ou seja, valorização da moeda nacional. Dessa forma, você estaria estimulando as importações, pois os produtos estrangeiros se tornariam relativamente mais baratos do que os nacionais. Isso causaria uma maior competição dos produtos estrangeiros com empresas nacionais e uma consequente pressão para a diminuição de preços, levando à queda de inflação.
Estando os produtos nacionais com preços relativamente mais baixos, há, também, um favorecimento de compras de equipamentos e maquinários para renovação do parque industrial nacional, atacando o problema de sucateamento. Por outro lado, o desestímulo à exportação causada pela valorização cambial pode reduzir a atividade empresarial no país e, consequentemente, diminuir as oportunidades de emprego.
Além disso, a redução de exportações reduz a quantidade de dólares no país, fazendo com que seja necessário um aumento da taxa de juros para atrair investidores a trazerem dólares de forma a haver recursos suficientes em moeda estrangeira para pagar pelas crescentes importações.
Explicação: