IMAGINE QUE UM HOMEM DO TIPO SANGUÍNEO (A) FILHO DE PAI DO TIPO (O), CASE-SE COM UMA MULHER DO TIPO SANGUÍNEO (O). QUAL A PROBABILIDADE DE NASCER DESCENDENTES DO TIPO SANGUÍNEO (A)? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nenhuma
Explicação:
Pais do grupo O não tem a capacidade genética para a formação de antígeno A, portanto, não podem passar esta característica aos seus descendentes.
Resposta: alternativa D do PET
Explicação:
A possibilidade é de 0%
E por que ?
Porque sendo o sangue O codificado pelo genótipo homozigoto recessivo II e o sangue AB sendo codificado pelo genótipo IAIB, fazendo o cruzamento :
I I
IA IAI IAI
IB IBI IBI
Portanto, desse cruzamento, gerou 2 genótipos que codificam o sangue A heterozigoto (representado pelos 2 genótipos IAI) e 2 codificam o sangue B heterozigoto (representado pelos 2 genótipos IBI)
Portanto, a possibilidade de nascer alguém com sangue O é de 0%, a de nascer alguém com sangue A é de 50% e a de nascer com sangue B também é de 50%
Vale lembrar que 2 genótipos codificam o sangue B : o homozigoto (representado por IBIB) e o heterozigoto (representado por IBI) e para o sangue A também existem 2 genótipos que seriam o homozigoto (IAIA) e o heterozigoto (IAI)
Bons estudos e espero ter ajudado