Imagine que um astronauta levou e calibrou uma balança, na lua. Em tal astro, em que a gravidade é aproximadamente 6 vezes menor que a gravidade da Terra, a balança marcou 80kg. Ainda, com um dinamômetro, o astronauta mediu o peso de seu traje, e verificou que era de 75N. Considerando a gravidade da Terra como sendo 9,8m/s², admite-se que a massa do astronauta e o peso de seu traje, respectivamente, neste planeta, valem aproximadamente: Escolha uma: a. 75kg e 750N b. 80kg e 450N c. 75kg e 80N d. 80kg e 735N e. 80kg e 750N
Soluções para a tarefa
Resposta:
Massa = Não depende da gravidade. É apenas a quantidade de matéria que um corpo possui, sendo sua unidade expressa em quilograma (kg).
Peso = Força que um corpo sente devido atração gravitacional, de modo que o peso varia dependendo do planeta que você esteja. Peso é calculado pela segunda lei de newton, em que F = m*a.
A pergunta: ''admite-se que a MASSA do astronauta e o PESO de seu traje, respectivamente, neste planeta, valem aproximadamente''.
1) Descobrir a MASSA do astronauta.
- Como a massa não depende da gravidade, a massa é igual sempre. Logo, na Terra, na lua, em júpiter ou no inferno o cidadão continuará tendo os 80kg dele.
2) descobrir o peso do traje no planeta Terra.
Sendo F = m*a, e sendo a aceleração da Terra aproximadamente 6 vezes maior do que a aceleração na lua, então a força gravitacional que o corpo sentirá também será 6 vezes maior (pois a força é diretamente proporcional à aceleração gravitacional, como visto na fórmula).
Logo, o peso será 75N * 6 = 450N
Resposta: 80kg e 450N (alternativa B)