Imagine que sua instituição já escolheu o ambiente virtual de aprendizagem adequado às suas peculiaridades, no entanto, precisa pensar ainda em uma formação para seus professores e para seus tutores, uma vez que os profissionais, em geral, precisam de informações sobre como trabalhar com essa modalidade. Descrição da imagem não disponível A partir do perfil da instituição e dos alunos, como você pensaria a formação dos professores e tutores? Considere as seguintes questões para compor sua resposta: - Seriam duas formações separadas ou apenas uma para todos? - Quais conteúdos teóricos poderiam ser abordados? - Quais aspectos práticos poderiam ser abordados? Elabore uma resposta considerando os quesitos listados anteriormente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É possível tanto fazer uma formação única para ambos os perfis quanto formações específicas. A primeira opção tem a vantagem de deixar ambos os atores cientes das suas atribuições e dos limites do seu trabalho a partir do conhecimento do que o outro desempenha. A segunda opção tem a vantagem de poder ser mais sucinta e objetiva, uma vez que cai a quantidade de conhecimentos a serem abordados.
Para ambos os profissionais, o corpo de conteúdos teóricos precisa envolver: conhecimentos de ensino e de aprendizagem, com foco naquilo que a instituição acredita sobre esses pontos; e conhecimentos sobre a tecnologia que será utilizada, para que ambos possam fazer seu uso de forma clara e intencional. Acredita-se que o conhecimento de conteúdo não deva ser abordado, porque a seleção desses profissionais deve ter levado em conta esse fator.
Já os conhecimentos práticos precisam ser diferentes. Para o professor, é minimamente necessário discorrer sobre como se produz/seleciona conteúdos e materiais para a instituição e para o curso; como se planeja as estratégias didáticas esperadas para as situações de aprendizagem previstas; como se cria as atividades seguindo as diretrizes institucionais; e como se parametriza as avaliações da aprendizagem previstas no Projeto Pedagógico. Para o tutor, é necessário dar instruções sobre como acompanhar a oferta dos conteúdos e dos materiais previamente construídos; como se executa as estratégias didáticas programadas; como se aplica, orienta e corrige as atividades; e como se realiza as avaliações da aprendizagem desenvolvidas pelo professor.
Explicação:
Leia acima.
Resposta:
É possível tanto fazer uma formação única em que deixar ambos os atores cientes das suas atribuições e dos limites do seu trabalho ou formações específicas, em que, é mais sucinta e objetiva, uma vez que cai a quantidade de conhecimentos a serem abordados.
Para os dois públicos devem aprender sobre conhecimentos de ensino e de aprendizagem, com mais ênfase no que a instituição de ensino acredita sobre diversos pontos; além de conhecimentos sobre a tecnologia que será utilizada, para que ambos possam fazer seu uso de forma clara e intencional.
Os conhecimentos práticos precisam ser diferentes.
O professor, deve aprender como se produz/seleciona conteúdos e materiais para a instituição e para o curso; planejamento e as estratégias didáticas esperadas para as situações de aprendizagem previstas; como se cria as atividades seguindo as diretrizes institucionais; e como se parametriza as avaliações da aprendizagem previstas no Projeto Pedagógico.
O tutor, é necessário dar instruções sobre como acompanhar a oferta dos conteúdos e dos materiais previamente construídos; como se executa as estratégias didáticas programadas; como se aplica, orienta e corrige as atividades; e como se realiza as avaliações da aprendizagem desenvolvidas pelo professor.
Explicação: