Imagine que sua casa está infestada de baratas. Você compra um
inseticida e percebe, dias depois, após algumas pulverizações, que a
infestação está controlada. Depois de alguns meses, você volta a ver
baratas passeando pela casa e ao comprar o mesmo inseticida utilizado
na primeira infestação, percebe que ele já não está sendo tão eficaz. O
que teria acontecido?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Adaptação/Resistência.
Explicação:
Alguns seres possuem a capacidade de desenvolver resistência a agentes agressivos. Isso ocorre algum tempo após a primeira exposição do organismo a determinado agente.
A resistência adquirida é comumente observada em bactérias que, apos serem tratadas de forma errônea, desenvolvem resistência ao medicamento. Por esse motivo existe uma ampla game de antibióticos.
Provavelmente foi o que ocorreu com as baratas no exemplo citado. Após a primeira aplicação do inseticida, algumas baratas sobreviveram e desenvolveram resistência aos compostos do mesmo, adaptando o organismo para sobreviver ao agente. Ademais, essa resistência foi passada para outras baratas, uma vez que ocorreu reprodução.
ao longo dos anos as baratas começaram a se adaptar com diversos e sprays e inseticidas tornando-se resistente a múltiplas classes de inseticidas tornando-se quase impossível o combate dessa praga com apenas produtos químicos
Explicação:
em diversos ambientes com vários alimentos diferentes as baratas acabam entrando em contato com produtos químicos semelhantes aos inseticidas os que deixam ela resistente a inseticidas que nem foram lançados no mercado ainda as baratas tem essa capacidade de se adaptar a vários ambientes e biomas diferentes por isso ela se torna resistente a vários inseticidas