Imagine que pudéssemos contornar a terra com uma corda passando
exatamente pela Linha do Equador. Se aumentássemos em 40 metros o
tamanho da corda de modo que a distância entre a corda e a superfície
terrestre fosse sempre a mesma, entre a terra e a corda poderia passar
um elefante ou apenas uma formiga?
Soluções para a tarefa
Resposta:
imagine uma pessoa parada sobre a linha do Equador. uma volta completa no planeta ,pela linha do Equador tem cerca de 40,000km. considerando essas informações calcular com que velocidade a pessoa esta"girando".
Explicação passo-a-passo:
Quando o elefante ainda é bebê, desconhece a força que tem. Preso a uma corda, ele tenta escapar, se esforça, se debate, se machuca, mas não consegue arrebentar as amarras.
A cena se repete por alguns anos. As tentativas de libertar-se são inúteis. O elefante desiste, vencido pelas amarras, o mesmo acontecendo na vida adulta, ficando preso a uma fina corda que ele poderia romper com esforços insignificantes.
Do mesmo jeito ele acaba temendo o seu domador que o enfrenta com um fino chicote e um banquinho de nada, mas que o assustou durante muito tempo quando ele era um simples filhote.
A realidade mudou mas mentalmente ficou marcado para sempre na mente do elefante o “poder” do treinador e a resistência daquela cordinha. E ele assume sua impotência de enfrentar o domador ou romper as amarras que o prendem ao seu cativeiro.
Num paralelo com o ser humano e seu ambiente de trabalho, poderíamos fazer a mesma pergunta: Por que um ser tão grandioso, potencialmente criado para a perfeição e a felicidade, se deixa vencer por amarras tão sutis e sem fundamento?
São cordas invisíveis que imobilizam as pessoas e, por fim, ele se conforma e se submete, sem questionamentos.
O que tem lhe prendido? O que te impede de alcançar teus objetivos? Quais são as amarras reais ou invisiveis que te impedem teus sonhos? Liberte agora mesmo seu potencial que está preso por essas e outras tantas cordas invisíveis. Seu destino pertence somente a você.
Sua força é muito maior do que você possa imaginar.
Se aumentássemos em 40 metros o tamanho da corda, entre a Terra e a corda poderia passar um elefante.
Circunferência da Terra
É conhecido que a circunferência da Terra pela linha do Equador é de aproximadamente 40.000 km, conforme calculado por Erastóstenes no século III a.C.
Mas essa informação, apesar de interessante, não afetaria os cálculos. Importante lembrar ainda que a Terra não é redondinha, variando seu raio, dependendo de que ponto da superfície se faz a medição. Desprezemos também esse detalhe.
Calculemos apenas a diferença entre os raios:
C = 2πR
R = C/2π
R₂ - R₁ = C₂/2π - C₁/2π
R₂ - R₁ = (C₂- C₁)/2π
R₂ - R₁ = 40/2π = 6,37m
Veja mais sobre a circunferência da Terra em:
https://brainly.com.br/tarefa/52033814
https://brainly.com.br/tarefa/20612065]
#SPJ2