Imagine que, num canil, existem cães amarelos e cães brancos, todos da mesma raça. Com relação ao comportamento, alguns destes cães são ferozes e outros são dóceis, independente da cor. Suponhamos que a genética destes cães seja conhecida e que o amarelo seja determinado por um gene dominante ligado ao cromossomo X, enquanto que o branco é determinado pelo seu alelo recessivo. O comportamento dócil é determinado por um gene autossômico dominante e o feroz por seu alelo recessivo. Digamos que você receba a encomenda de um filhote macho branco e dócil. Se você tiver o cruzamento entre uma fêmea branca feroz com um macho amarelo e dócil, heterozigoto, a probabilidade de nascer um cão com o fenótipo encomendado será de: * 0
Soluções para a tarefa
Resposta:
B;) 25%
Explicação:
Será de 25% pois, branco e dócil corresponde a um genótipo Bb (o Bb é porque se utiliza a inicial do recessivo = branco), para se saber a probabilidade era preciso saber o genotipo da mãe. Como o do pai ja foi dado junto com o do filho é possível saber o da mãe logo o filho:
BB, {Bb, Bb}, bb
2/4 = 1/2 como ele determina o sexo deve-se multiplicar por meio então
1/2 x 1/2 = 1/4 = 25 % de chances do cachorrinho nascer desse jeito
No cruzamento entre uma fêmea branca feroz com um macho amarelo e dócil, heterozigoto a probabilidade de nascer um cão com o fenótipo encomendado (macho branco e dócil) é de 25%.
Fêmea branca feroz: dd
Macho amarelo e dócil (heterozigoto): Dd
dd X Dd
Dd
dd
Dd
dd (filhote macho branco e dócil) 1/4
1/4 = 25%
Genótipos
Amarelos: gene dominante ligado ao cromossomo X
Brancos: alelo recessivo
Ferozes: alelo recessivo
- dd
Dóceis: gene autossômico dominante
- DD
- Dd
Herança ligada ao sexo
O alelo do gene fica localizado na região homóloga de X.
Todos os homens apresentarão as características determinadas pelo cromossomo X herdado da mãe, pois eles apresentam apenas um X.
Leia mais sobre genética em: https://brainly.com.br/tarefa/4466336
#SPJ2