Imagine que em uma reunião com pequenos agricultores, um deles comenta com você a respeito dos custos de ferramentas tecnológicas. Como você pode auxiliar esse pequeno agricultor a utilizar a agricultura de precisão, considerando que essas ferramentas são caras? Qual orientação você passaria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
À medida que a população global chega a quase 10 bilhões até o ano de 2050, os agricultores precisarão produzir mais alimentos sem aumentar a fronteira agrícola e sem afetar o meio ambiente com excesso de fertilizantes e pesticidas.
Isso significa produzir mais culturas por cada metro quadrado de terras agrícolas disponíveis e, para fazer isso, os agricultores precisam de mais informações sobre cada metro quadrado, para que possam fornecer o que precisam.
Devem aplicar água, fertilizantes e pesticidas apenas onde for necessário e, para isso, devem utilizar ferramentas modernas de alta tecnologia. Esta tecnologia já está sendo utilizada pelos grandes produtores, mas para os pequenos agricultores a utilizarem, é necessário que os custos sejam mais baixos.
Para que esses custos sejam mais baixos, é necessário que mais agricultores participem do processo, unindo-se a associações e cooperativas, que podem ser um ótimo lugar para se adaptar e difundir a inovação tecnológica.
Sendo assim, eu aconselharia o pequeno agricultor a buscar se associar a outros agricultores semelhantes a ele e a buscar qualificação.
Buscar qualificação profissional em cursos de entidades relacionadas ao agricultor como o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) é uma alternativa, pois quanto mais qualificado for esse produtor melhor será o resultado.
É importante ter a participação do sucessor, do jovem agricultor, que está mais familiarizado com a tecnologia e que ajudará na administração da propriedade rural.