Imagine que a Unicesumar está dando a oportunidade de os(as) acadêmicos(as) dos cursos de TI EAD participarem de soluções tecnológicas em seus processos de ensino à distância. Assim, a instituição convoca você a desenvolver um pequeno protótipo de sistema em linguagem C. Ocorre que toda atividade prática que os(as) estudantes entregam para serem corrigidas entram em uma fila, de forma que o último trabalho a ser enviado por alguém, sempre é inserido ao final. Ainda, a equipe de correção irá corrigir por primeiro, os trabalhos que foram enviados de forma antecipada.
Assim, você parte para a mão na massa, e desenvolve um programa permite que o administrador do sistema (usuário) armazene as informações que o sistema acadêmico necessita para realizar as correções de cada atividade, a saber:
o RA do aluno
o Nome do arquivo
o Extensão do arquivo
o Matrícula do professor responsável pela correção
Ou seja, toda vez que o usuário cadastrar uma nova atividade, suas informações são adicionadas ao final da fila. Ainda, sempre que o usuário desejar remover uma atividade da fila, seu programa deve ser capaz de excluir o elemento do início da fila, mantendo a estrutura de dados organizada de forma similar ao que temos na ilustração a seguir:
O programa deve ter um menu principal em forma de laço de repetição que atenda aos seguintes requisitos:
• O menu sempre deve imprimir o conteúdo da fila (do início em direção ao fim);
• Após a impressão do conteúdo da fila, o usuário deve ser informado de que pode realizar as seguintes operações:
o Inserir um elemento na fila;
o Remover um elemento da fila;
o Esvaziar a fila;
o Encerrar o programa.
A operação “Inserir um elemento na fila” deve, antes de mais nada, verificar se a fila já esta cheia. Se não houver mais espaço na fila, o usuário deve ser informado, e o programa volta para o menu inicial. Caso não esteja cheia, o programa deve pedir para que o usuário informe o RA do(a) aluno(a), nome do arquivo contendo a solução da atividade, a extensão do arquivo e a matrícula do professor responsável pela correção, inserindo essas informações no fim da fila.
A operação “Remover um elemento da fila” deve tentar retirar a atividade que está na primeira posição da fila. Caso haja elemento para ser removido, todos os dados da respectiva atividade que será removido devem ser impressos na tela: RA do(a) estudante, nome do arquivo, extensão do arquivo e nome do(a) professor(a). Se a fila estiver vazia, o usuário deve ser informado e o programa simplesmente retorna ao menu principal.
A operação “Esvaziar a fila” deve remover todos os elementos da fila.
A operação “Encerrar programa” deve finalizar o processo.
Observações:
a) O código-fonte deve ser escrito de forma a implementar estruturas de dados estáticas. Nesse caso, nossa fila deverá ter, no máximo, 5 posições para armazenar elementos (tamanho igual a 5);
b) A correção será feita em ambiente Dev C++, no padrão C ANSI. Assim, caso o(a) aluno(a) tenha desenvolvido seu código em outra IDE/Compilador, é importante que o(a) aluno(a) garanta que seu código também é compilável/executável em ambiente Dev C++. Essa é uma responsabilidade do(a) aluno(a), e não da equipe de correção;
c) Envie apenas um único arquivo-fonte com extensão .c para que sua atividade seja submetida à correção.
Assim, você parte para a mão na massa, e desen
o Nome do arquivo
Soluções para a tarefa
O primeiro elemento da fila está na posição p e o último na posição u-1. A fila está vazia se p == u e cheia se u == N. A figura mostra uma fila que contém os números 111, 222, … , 666:
0 p u N-1
111 222 333 444 555 666
Para tirar, ou remover (= delete = de-queue), um elemento da fila basta fazer
x = fila[p++];
Isso equivale ao par de instruções x = fila[p]; p += 1;, nesta ordem. É claro que você só deve fazer isso se tiver certeza de que a fila não está vazia. Para colocar, ou inserir (= insert = enqueue), um objeto y na fila basta fazer
fila[u++] = y;
Isso equivale ao par de instruções fila[u] = y; u += 1;, nesta ordem. Note como esse código funciona corretamente mesmo quando a fila está vazia. É claro que você só deve inserir um objeto na fila se ela não estiver cheia; caso contrário, a fila transborda (ou seja, ocorre um overflow).
Para ajudar o leitor humano, podemos embalar as operações de remoção e inserção em duas pequenas funções. Se os objetos da fila forem números inteiros, podemos escrever
int tiradafila (void) {
return fila[p++];
}
void colocanafila (int y) {
fila[u++] = y;
}
Estamos supondo aqui que as variáveis fila, p, u e N são globais, isto é, foram definidas fora do código das funções. (Para completar o pacote, precisaríamos de mais três funções: uma que crie uma fila, uma que verifique se a fila está vazia e uma que verifique se a fila está cheia; veja exercício abaixo.)
nha desenvolvido seu código em outra IDE/Compilador, é importante que o(a) aluno(a) garanta que seu código também é compilável/executável em ambiente Dev C++. Essa é uma responsabilidade do(a) aluno(a), e não da equipe de correção;