Imagine as seguintes situação hipotéticas: (1) Um pesquisador universitário envolvido em pesquisa básica sobre a bioquímica da vida, faz importantes descobertas que ultrapassam as fronteiras de sua área; no entanto, ele não possui interesse em identificar os usos práticos de suas descobertas e não faz nenhuma tentativa a esse respeito. (2) Após ser "cortado" de seu emprego de gerente, um homem de meia-idade tem a ideia de processar pneus velhos de uma maneira especial para produzir cercados para jardins (bordas que mantém os diferentes tipos de plantas separadas). (3) Um oficial reformado do exército desenvolve a ideia de comprar do governo veículos anfíbios obsoletos e usá-los em uma empresa especializada em viagens para regiões selvagens e remotas que pretende abrir. (4) Uma jovem cientista da computação desenvolve um novo software muito melhor do que qualquer um disponível atualmente no mercado; ela busca capital para abrir uma empresa e vender o produto. BARON, Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo : Cengage Learning, 2007. Quais desses indivíduos são empreendedores? Assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: O oficial e a jovem cientista. Alternativa 2: O pesquisador e a jovem cientista. Alternativa 3: Todos com exceção do pesquisador. Alternativa 4: Todos com exceção da jovem cientista. Alternativa 5: O pesquisador e o Homem de meia idade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre quais desses exemplos são empreendedores.
(1) O pesquisador universitário envolvido em pesquisa básica sobre a bioquímica não é um empreendedor, pois não deseja implementar de maneira prática suas ideias no mundo comercial.
(2) O homem que deseja processar pneus velhos de uma maneira especial para produzir cercados para jardins é um empreendedor, pois possui uma ideia que aplicará em sua realidade prática.
(3) O oficial reformado do exército que deseja explorar a natureza selvagem criando uma empresa é um empreendedor, pois enxergou uma oportunidade de negócios.
(4) A jovem cientista da computação que desenvolveu um novo software é uma empreendedora, pois deseja usar sua ideia de forma comercial e com benefício real ao mercado.
Alternativa 5:
O pesquisador e o Homem de meia-idade.