Imagine a situação hipotética.
Uma empresa de Construção Civil tem diversos problemas com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Ao saber que você finalizou sua graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho pela Unicesumar, decide te contratar como gestor da área de Saúde e Segurança do Trabalho. Ao inciar suas atividades, você consegue identificar que a empresa não tem a cultura protecionista, ou seja, apenas cumpre com as exigências legais e não existe uma preocupação real com a saúde e segurança do trabalhador. Após algum tempo trabalhando, você consegue reverter isso através de um desenvolvimento organizacional, interferindo e alterando a cultura da organização, o que refletiu diretamente na queda colossal dos acidentes e das doenças ocupacionais.
Elaborado pelo professor, 2019.
Considerando o contexto apresentado e o que estudamos sobre cultura organizacional, avalie as afirmações a seguir.
I. Cultura organizacional é o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados.
II. A cultura de uma empresa será moldada na cultura da figura principal de uma organização: o dono do negócio.
III. A cultura organizacional não sofre e nem sofrerá nenhuma influência das pessoas que nela trabalham.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a 2: I e II, apenas.
A Cultura Organizacional é um sistema de crenças, valores, hábitos, símbolos, que são compartilhados entre aqueles que compõem a organização, envolvendo tanto a chefia quanto os subordinados.
A Cultura Organizacional, normalmente, é moldada a partir do que pensa e acredita o proprietário da empresa, que é a figura central da mesma, e pode ser definida como uma cultura forte, fraca, ou adaptativa.
No entanto, além dele, as pessoas que trabalham na empresa também influenciam direta ou indiretamente a cultura, permeando-a com os seus próprios valores ou com a sua contra-cultura.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 2 I, II apenas
Explicação:
Pag. 109 do livro.
Agora que conseguimos entender o que é cultura, precisamos explicar o que vem a ser cultura organizacional. Silva (2008, p. 384) nos define cultura organizacional “como o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados que rege a interação dos elementos de uma organização”. Perceba que fica claro que a cultura organizacional reflete justamente aspectos da cultura das pessoas, sendo assim, nada mais justo do que intuir que a cultura de uma empresa será moldada na cultura da figura principal de uma organização: o dono do negócio, o presidente, ou aquela pessoa que exerce maior influência sobre os demais.