Física, perguntado por n10galdino, 10 meses atrás

Imagine a situação de um elevador de massa M que, de maneira simplificada, estaria sujeito somente a duas forças: a tensão produzida pelo cabo que o sustenta T e o peso P. Suponha que o elevador esteja
descendo com velocidade que decresce em módulo com o transcorrer do tempo. A respeito dos módulos das forças T, P e FR (força resultante sobre o elevador), pode-se afirmar que

a) T = P e FR = 0
b) T < P e FR ≠ 0
c) T > P e FR ≠ 0
d) T > P e FR = 0
e) T < P e FR = 0

Soluções para a tarefa

Respondido por KingJames8
46
Em um elevador, as forças atuantes são:

T (tração) ⇒ Sempre aponta para fora do corpo. Logo, se o elevador está descendo e ele está preso por um cabo de aço preso no 'teto', a T aponta pra fora, ou seja, pra cima.

P (peso) ⇒ o peso aponta para baixo.

Como o elevador está descendo de forma retardada (aceleração contrária à velocidade), pois para com o tempo, a aceleração aponta pra cima, pois quem determina se sobe ou desce é a velocidade.

Dessa forma, como T está apontando para o mesmo lado da aceleração, ele será positivo, e P, que aponta pra baixo, contrário à aceleração, será negativo.

OBS: Como tem aceleração, é a 2a lei de Newton, princípio fundamental: Fr = m.a (massa × aceleração). Portanto, Fr ≠ 0

Para finalizar, como P é negativo e T positivo, T > P

A alternativa que está de acordo com nossa resposta, é a LETRA C!
Respondido por selmamissoes2011
19

resposta: C

Se o elevador está descendo com velocidade que decresce em módulo, logo, ele possui aceleração, ou  seja, a força resultante é diferente de zero.

Quando um elevador está descendo cada vez mais devagar (sua força resultante é diferente de zero),  com direção vertical e sentido para cima, em outras palavras, a força resultante está para cima. Dessa  forma, a força de tração tem que ser maior que a força peso.

Perguntas interessantes