Imagine a seguinte situação. Uma empresa em que haja apenas um funcionário responsável pelas áreas de marketing, vendas, criação e desenvolvimento de produtos, contabilidade, finanças, controle orçamentário e logístico.
Você consegue imaginar como é a organização desta empresa? É quase zero com toda certeza.
E qual seria a opção lógica para corrigir esse tipo de problema com um mesmo funcionário atuando em quase todas as atividades e setores? A resposta é simples… a divisão de trabalho...
No nosso exemplo inicial, um trabalhador sozinho além de se sobrecarregar com um número elevado de tarefas, não conseguirá desenvolver com habilidade e especialização suficientes todas as atividades, de tal forma que, mesmo cumprindo o trabalho proposto, dificilmente o fará com perfeição.
Sendo assim, torna-se óbvio que somente com a especialização de cada funcionário no desempenho de uma única tarefa a empresa alcançará níveis satisfatórios de eficiência e resultados.
Deste modo, a divisão de trabalho através do cooperativismo de diversos funcionários de diferentes áreas com habilidades específicas vem como solução para empresas se tornarem mais eficientes e com isso dar maior poder de gestão aos administradores.
Tomando como base essas informações sobre a divisão do trabalho na economia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Os efeitos gerados pela divisão do trabalho são melhor identificados em empresas maiores e com funções generalizadas devido a variabilidade de funções desempenhadas.
PORQUE
II - a observação dessas atividades desempenhadas pelos trabalhadores, segundo Smith, não é tão óbvia, é de difícil percepção, corroborada pela complexidade existente no processo de divisão do trabalho em manufaturas maiores.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b)
as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
c)
a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d)
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
e)
as duas asserções são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
114
Resposta:
letra c, sendo I verdadeira e II falsa .
Explicação:
para Adam Smith o trabalho seria responsável pela geração de riqueza. Mas esse trabalho deveria obedecer à regra da especialização, ou seja, cada um executando uma etapa da produção da mercadoria. Por essa divisão, as operações de produção de um bem, que antes eram executadas por um único homem (artesão), são agora decompostas e executadas por diversos trabalhadores, que se especializam em tarefas específicas e complementares.
Respondido por
16
Resposta:
letra c, sendo I verdadeira e II falsa .
Explicação:
sendo I verdadeira e II falsa .
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Psicologia,
9 meses atrás
Pedagogia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás