Imagine a seguinte situação pedagógica: Um professor da disciplina de Arte deixava que os alunos escolhessem o que gostariam de fazer na aula de Arte, algumas vezes os alunos só queriam relaxar, outros momentos só desenhar sem uma temática definida. O entendimento padrão era que o tema da aula deveria surgir dos alunos e assim o professor tentar equilibrar teoria e prática. Essa situação descrita reflete uma metodologia de Ensino de Arte que não é adequada. Assinale a alternativa que é compatível com a prática descrita acima.
Soluções para a tarefa
Apesar de as alternativas não tiverem sido dispostas, é possível responder a questão acima embasado na temática.
O desenvolvimento do estudo da arte é bastante importante de ser feito dado que o desenvolvimento da sociedade não faria sentido sem a arte de modo que a mesma dá um sentido criticista à diversas questões sociais.
Diversos princípios pedagógicos devem ser levados em consideração para o bom desenvolvimento pedagógico, desse modo é bastante interessante que o professor preze por alguma metodologia definida na realização de suas aulas.
Resposta:
Alternativa 3:
Método triangular, valorizando a abstração, flexibilidade e originalidade.
Explicação:
Foi no fim da década de 1990 que a consolidação do ensino de arte nas escolas
foi realmente efetivada com a presença na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(9.394/96) e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte (1997),
fundamentado na Proposta Triangular e na proposta Histórico-Crítica, que visavam o ensino integrado e contextualizado do universo artístico. Favorecendo,
dessa maneira, a formação crítica e estética dos alunos no plano cultural, a
Proposta Triangular, de Ana Mae Barbosa, se inspirou na Discipline Based ArtEducation (DAE).
A Proposta Triangular era concebida com três pilares básicos para a formação do aluno: