ENEM, perguntado por RitchellyDias4766, 11 meses atrás

Imagine a seguinte situação: Paulo Piloto trabalha para Carlos Justus como piloto particular. Era responsável pelo transporte de Carlos e sua família para os locais de trabalho e as propriedades dispostas no território nacional, bem como para voos internacionais quando necessário. Um determinado dia, por conta de greve dos Correios e de transportadoras, Carlos pediu que Paulo realizasse o transporte de algumas mercadorias que eram urgentes para seus clientes, não perdendo assim o negócio. Assim, Paulo, além de fazer o transporte da família, passou a realizar algumas entregas de mercadorias também, visto que era mais rápido para a empresa. Elaborado pela professora, 2019. Assim, Paulo se enquadra na modalidade de empregado:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
12

A modalidade de empregado de Paulo é a de empregado comum.

Empregado consiste no trabalhador subordinado que recebe ordens, sendo a pessoa física que trabalha todos os dias ou de forma periódica. Além disso, é assalariado e presta serviços pessoalmente.

Considerando o exposto no enunciado da questão sobre o caso de Paulo, que é um piloto particular, sendo responsável pelo transporte de Carlos e sua família para os locais de trabalho, temos que a modalidade de empregado dele é a comum.

Bons estudos!

Respondido por dgliborio
12

Resposta:

Comum

Explicação:

Olá!

Esta questão possui uma pegadinha e vou explicar o porquê.

De acordo com a definição de empregado doméstico contida no art. 1° da Lei n°: 5859, de 11 de dezembro de 1972, este empregado é "aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas". Portanto, antes dele começar a executar as ações de entregas, ele se enquadraria como doméstico.

Porém, a questão informa logo depois que ele começou a fazer serviços de correios e transportadoras, para que o Carlos Justus não perdesse seus clientes e nem o seu negócio. Ou seja, neste caso ele está prestando um serviço que é lucrativo à pessoa ou à família do Carlos. Portanto, após este caso ocorrer o Paulo Piloto começa a se enquadrar no contrato comum de trabalho.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes