Imagine a seguinte situação: Mendel não trabalha sozinho, ele tem alguns ajudantes no mosteiro onde faz seus experimentos. Um desses ajudantes, um pouco atrapalhado, misturou as plantas de ervilha que Mendel está usando em um experimento relacionado às cores da flor. Então, Mendel ficou sem saber se uma de suas plantas com flores roxas é homozigota ou heterozigota. O que ele pode fazer para descobrir? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O experimento de Mendel
Mendel iniciou seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas. As ervilhas foram uma escolha importante para o sucesso do experimento, uma vez que apresentam várias características que podem ser estudadas, apresentam curto tempo de geração, geram grande número de descendentes, além do fácil cultivo
Explicação:
A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos. A seguir você entenderá melhor essa lei e como Mendel chegou a essas conclusões.