Biologia, perguntado por karlamk18, 1 ano atrás

Imagine a seguinte situação hipotética: Em um certo deserto da América do Norte, na época de chuvas, formam-se pequenas poças e nelas, nos dias seguintes, aparecem pequenos girinos que se metamorfoseiam em sapos. Estes, rapidamente procuram se reproduzir antes que a poça seque. Elabore duas explicações para esses sapos nessa situação, uma que admita a existência de geração espontânea (abiogênese) e outra que considere a biogênese.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
21

Na situação descrita, a teoria da abiogênese compreenderia o fato de que os girinos surgiram de forma espontânea, a partir da presença das poças de chuva, formando os primeiros seres vivos.

Já a teoria da biogênese consideraria o fato de que os girinos surgiram por conta da presença de água, outros fatores bióticos e abióticos, ou seja, a existência dos girinos exigiu a presença de todos estes elementos.

Por conta disso, ambas as teorias são antagônicas, embora a comunidade científica atual fundamente-se na teoria da biogênese para explicar a origem de todos os seres vivos.

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/156424

Anexos:
Respondido por ShadowDemon
21

Resposta:

Abiogênese: os girinos poderiam surgir da matéria inanimada, como por exemplo, o próprio lodo que se formou no fundo da poça ou mesmo pela água que poderia cair com a chuva que originou tais poças e, assim, se desenvolverem nelas para rapidamente se reproduzirem.

Biogênese: os sapos se originariam apenas de outros seres vivos (biogênese), nesse caso, ovos deixados por sapos na estação de chuvas anterior estariam esperando (hibernando) as condições propícias para se desenvolverem na próxima estação de chuvas, quando se tornariam girinos/sapos e se reproduziriam deixando ovos na poça, fechando assim o ciclo reprodutivo.

Explicação:

Perguntas interessantes