Geografia, perguntado por angelicalopes22, 10 meses atrás

Imagine a seguinte situação:

"Em um passeio pelo litoral, você adentra em uma tenda que comercializa artefatos de ornamentos. Havia ali uma cesta com uma grande diversidade de minerais de toda sorte. Querendo adquirir minerais, você selecionou para comprar os seguintes materiais: uma hematita, uma obsidiana e uma pérola negra".

Recordando de sua aula de Geologia, você declina da compra da obsidiana e da pérola negra, argumentando com o vendedor da tenda:
Alternativas
Alternativa 1:
Por possuírem origem ígnea, tanto a obsidiana quanto a pérola negra, são rochas e não minerais.

Alternativa 2:
Os dois minerais podem ser atualmente sintetizados em laboratório, por isso são considerados mineraloides.

Alternativa 3:
Que estes materiais são, na verdade, gemas, ou seja, possuem um valor comercial inferior ao de um mineral.

Alternativa 4:
Que, tanto a obsidiana quanto a pérola negra, são minérios, e que pela legislação brasileira, não poderiam estar à venda naquele tipo de estabelecimento.

Alternativa 5:
Que estes dois materiais não são minerais e, sim, mineraloides, considerando que a obsidiana não possui estrutura cristalina e a pérola negra possui origem orgânica.

Soluções para a tarefa

Respondido por felix0617
6

Resposta:

Respondi a alternativa 5

Explicação:

Este vidro natural é formado essencialmente por 70% ou mais de uma substância conhecida como sílica. Por não ter a mesma estrutura dos cristais, a obsidiana é considerada muitas vezes como um mineralóide – elemento de natureza geológica que não pode ser classificado como cristal.

Já a produção da pérola pela ostra nada mais é do que um mecanismo de defesa do animal, quando ocorre a penetração de corpos estranhos, como grãos de areia, parasitas, pedaços de coral ou rocha, entre a concha e o manto, ou seja, uma produção orgânica.

Perguntas interessantes