Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

Imagine:


°Você vivendo num país onde não exista leis ambientais.



°Você vivendo num país onde qualquer pessoa pode desmatar.


°Você vivendo num país onde comunidades tradicionais e povos da floresta fossem exterminados.





Com base nos textos e nos seus conhecimentos, defina o que são Unidades de Conservação e sua portância para a preservação do meio ambiente. Associe essa importância pelo menos DOIS dos 17 bjetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco e justifique.


caroline7840: ok, sempre q eu puder te ajudo

Soluções para a tarefa

Respondido por caroline7840
2

Resposta:

As Unidades de Conservação (UCs) são espaços naturais protegidos por lei. Essas áreas possuem características singulares relacionados com a fauna e a flora do local.

Vale notar que os Unidades de Conservação fazem parte do patrimônio natural e cultural de um país, e daí sua importância ecológica.

UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL

O objetivo das Unidades de Proteção Integral é a preservação da natureza bem como a utilização dos recursos naturais de forma indireta. Isso porque não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais.

Dessa forma, esse tipo de Unidade de Conservação é mais restrito, uma vez está voltado para pesquisas relacionadas com a diversidade biológica do local.

Dentro dessa categoria existem cinco tipos de Unidades de Conservação:

Estação Ecológica (ESEC): área natural restrita onde as pesquisas científicas são permitidas somente com autorização prévia. Esses espaços não estão abertos à visitação pública.

Reserva Biológica (REBIO): área natural restrita que tem como intuito a preservação da fauna e da flora do local. São, portanto, preservados, não sendo permitida a presença humana, ou mesmo, modificações da paisagem natural.

Parque Nacional: extensas áreas naturais que abrigam fauna e flora de grande importância ecológica e cênica. As visitas são permitidas, sejam de teor educacional, científico ou turístico.

Monumento Natural (MONA): locais singulares e raros que apresentam grande importância ecológica e cênica. A intervenção humana é proibida, embora as visitações são permitidas.

Refúgio da Vida Silvestre (REVIS): ambientes naturais que garantem a reprodução de espécies da fauna (residente ou migratória) e da flora. Tanto as visitas públicas como as atividades de caráter científico são restritas, necessitando de aviso prévio.

Explicação:

espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes