Imaginávamos que erámos de esquerda para descobrir ao fim e ao cabo que erámos uma direita disfarçada. Incapazes de revolucionar o modo de vida porque estávamos algemados numa concepção estatista do poder e numa consciência política podre de tipo arcaico. Perdidos no redemoinho que nos joga, ao mesmo tempo, para as alturas do radicalismo verbal e para as profundezas do realismo reacionário do passado que nos domina e regula. Mergulhamos no tempo da indefinição e da indecisão. Difundiu-se entre nós a concepção de que a democracia é a multiplicação dos comportamentos autoritários gestados e difundidos durante a ditadura. A reação contra a ditadura não foi reação pela democracia, mas difusão do direito de ser ditatorial e intolerante como ela foi a “democratização” do mandonismo. O capitalismo que a ditadura favoreceu, e incrementou tornou-se o capitalismo da corrupção, da propina, do favorecimento escuso. Aqui, o capitalismo não reproduziu o modelo da ética protestante que o concebeu. Temos o nosso capitalismo, o da “Lei do Gerson”, o “João sem braço”, o dinheiro circulando livremente entre lucro legítimo, o crime organizado e o poder desorganizado. (Texto adaptado) MARTINS, José de Souza. Sociedade Brasileira. O Brasil no contexto (1987 – 2017). São Paulo: Contexto, 2017, p. 25 – 27.
Considerando o texto acima, avalie as afirmativas:
a-Capitalismo e Democracia podem ser entendidos como organizações sociais com ideias análogas, pois permitem aos indivíduos maior acesso à informação e distribuição de renda de forma igualitária.
b-A xenofobia, o racismo, o preconceito, entre outras formas de se perceber e qualificar as diferenças entre os sujeitos de uma sociedade, são processos que foram se amenizando com o início do sistema capitalista.
c-Os crescentes investimentos no agronegócio e nas indústrias, decorrentes do modelo capitalista, têm contribuído efetivamente para a diminuição da exploração de mão de obra, da fome e da miséria.
d-A escuta social de vozes minorizadas é tarefa essencial na busca de uma sociedade democrática e mais igualitária, mas para tal há que se permitir outros discursos de inclusão efetiva.
e-O capitalismo aumentou a produtividade e gerou ,ao mesmo tempo, inequivocamente ,ganho significativo na renda do trabalhador do mesmo modo que em seu tempo livre.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
a) Nenhum dos dois são formas sociais e sim formas de governo. Na democracia temos acesso a informações mas no capitalismo não temos distribuição igualitária de renda.
b) Amenizando somente.
c) Vem diminuindo a oferta de trabalho no campo.
d) A escuta da maioria.
e) Aumentou o tempo de trabalho.
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Direito,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás