Artes, perguntado por adrianaraujo2008, 9 meses atrás

Imagem referente as questões 1 e 2. A exposição da artista Sonia Gomes "Linhas e Tramas" revela aspectos das memórias da artista e de familiares próximos. Enumere quais os materiais utilizados na criação das obras e comente sobre a importância dos tecidos presentes na composição. tres camisas e desenhos feitos com linha e alfinete Sobre a vida da artista Sonia Gomes e os reflexos em sua obra, marque a alternativa CORRETA. Apesar de se tratar de memórias os tecidos utilizados na obra eram novos. A obra é composta de peças doadas por um amigo. Sonia Gomes aprendeu a técnica da costura e tecelagem em um curso para adultos. O tecido utilizado como base para a obra foi o jeans. Sabemos que o ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. Porém as linhas e as texturas podem variar. Cite abaixo as variações de linhas e texturas. Sobre o espaço marque abaixo as opções que representam as artes em bidimensional e tridimensional. Preencha todas os quadrados. Cada um representa uma linha. São realizadas em suportes planos, obtendo altura e largura. São feitas em suportes com volumes e fomas e possuem profundidade Objetos, esculturas e relevos Colagens, Desenhos e Pinturas Bidimensional Tridimensional Bidimensional Tridimensional A arte vem se renovando desde sempre, assim como a utilização do tecido no decorrer do tempo. Hoje vemos a utilização de tecidos em obras artísticas. Relate abaixo, como é feito o tecido. Ainda sobre o tecido marque a alternativa INCORRETA. Os fios usados para tecer são feitos de fibras e podem ser naturais, artificiais ou sintéticos. A trama é um conjuntos de fios que entrelaçam no sentido transversal da urdidura. As artesão fiam as fibras para fazer a linha. As lãs são fibras retiradas de plantas. Diferencie os tipos de rendas Nhanduti, Renascença e de Bilros. Cite os materiais, lugar de origem e estilo de cada uma. Sobre o bordado, descreva como é feito e sua origem. Sabemos que a tecelagem surgiu na pré-história e foi evoluindo de acordo com a civilização. Portanto, marque as características em seus devidos povos. Marque TODAS as bolinhas em seus respectivos grupos sociais. Foram pioneiros no uso de algodão. Fabricavam seda Produziram o linho Faziam tecidos de lã. Mesopotâmia Egipcios Chineses Indianos Mesopotâmia Egipcios Chineses Indianos Com a evolução tecnológica, tivemos a criação de máquinas que auxiliaram cada vez mais a produção em massa de tecidos. Relate como eram as condições de trabalho no período da 1° Revolução industrial e comente as mudanças para o mundo atual.


adrianaraujo2008: ~70 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por rportodelima
33

Resposta:

A escultura romana foi uma manifestação artística extremamente significativa na civilização da Roma Antiga.

Pode-se dizer que constitui a mistura da perfeição clássica com características do realismo e estilos do Oriente, que foram traduzidas em peças de pedra e bronze de inigualável beleza.

Assim como ocorreu na pintura, os romanos também sofreram influência grega na escultura, mas evoluíram para um estilo próprio quando passaram a dominar o mundo.

escultura romana deusa pax

Escultura romana. Fragmento do Altar da Paz, dedicado à deusa Pax

Os escultores romanos trabalharam a pedra, metais preciosos, vidro e terracota. Entretanto, seu traço marcante está mesmo no bronze e no mármore. Este último domina a maioria das obras de arte.

Características da escultura romana

forte influência da arte grega e etrusca, mas com elementos próprios romanos;

representações realistas, e não de um ideal de beleza;

muitas obras são uma fusão entre arquitetura e escultura;

representações de feitos do Império Romano em monumentos.

detalhe da coluna de marco aurelio

Detalhe da Coluna de Marco Aurélio, executada entre 180 a 193 d.C. Altura do friso 130 cm

Veja também: Arte Romana

Cópias romana de esculturas da Grécia

Sob a influência grega e helenística, na escultura romana eram muito comuns as cópias.

O resultado de tais reproduções dependia da habilidade do escultor. Havia uma escola de ofício para cópias em Atenas e em Roma. Entre os diretores estavam Paiteles, Archesilaos, Evander, Glykon e Apollonios.

Entre os exemplos de cópias estão as estátuas gregas de Orestes e Elektra, talhadas no fim do século I a.C. Era hábito dos romanos produzir cópias em miniatura de originais gregos, muitas vezes de bronze.

escultura romana

A escultura grega de Orestes e Elektra era reproduzida em miniatura. À direita, detalhe da obra

Em meados do século I d.C., os artistas romanos procuram uma identidade própria, impulsionados pelas conquistas do Império Romano. Em esculturas maciças de bronze são vistas as estátuas de imperadores, deuses e heróis.

Os pesquisadores costumam dizer que há dois mercados distintos para a escultura romana.

O primeiro é aristocrático, voltado à classe dominante, com esculturas mais clássicas e idealistas. O segundo é provincial, direcionado à classe média, mais naturalista e com um tipo classificado como emocional.

Assim como os gregos, os romanos também gostavam de representar seus deuses em estátuas. E esse costume não foi mudado quando os imperadores começaram a se comparar a deuses e reclamaram a divindade.

Veja também: Escultura Grega

Estátua de Augusto de Prima Porta

Os imperadores eram retratados em estátuas imponentes e com postura de autoridade, exibidos como verdadeiros deuses.

Um exemplo está na estátua de Augusto de Prima Porta, o primeiro imperador romano. Produzida por volta de 19 a.C., o escultor buscou retratar as feições reais dessa personalidade. A estátua também foi ornamentada com vestimentas romanas e seu braço aponta firmemente ao horizonte, como se dirigisse seus súditos.

Menos imponentes eram as estátuas dos espíritos que protegiam as casas, normalmente figuras de cabelos longos vestindo túnicas e sandálias talhadas em bronze.

estátua de augusto

Escultura do primeiro imperador romano, Augusto de Prima Porta

Veja também: Pintura Romana

Realismo na escultura romana

O busto humano está entre os elementos que diferenciam a escultura romana das demais artes.O realismo é o traço principal dos escultores, com detalhes de cicatrizes, envelhecimento da pele e demonstrações dos efeitos do tempo, como as rugas.As esculturas romanas ganharam notoriedade por meio das grandes estátuas de imperadores, deuses e heróis. São exemplos a estátua de bronze de Marco Aurélio a cavalo (com 3,53 m de altura) e a estátua de Constantino I, ambas expostas no Museu Capitolino de Roma.escultura romana Escultura romana de Constantino I Veja também: Mitologia Romana Arquitetura Romana Outro traço da imponência e do realismo romano é encontrado na arquitetura. Edifícios inteiros celebravam vitórias nas campanhas militares e o domínio sobre o mundo. Esse é o caso do Arco de Constantino, edificado em Roma no século 315 d.C.

Explicação:

Respondido por carloschris207
2

Resposta:

As obras representavam ainda eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo. As características da arte da civilização egípcia duraram por todo o período de existência desse povo. ... As cores, os formatos e as modelagens eram seguidas por todos os artistas da época.

Explicação:

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes