Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Imagem dos 2 textos acima

Perguntas:
1- O texto 1 se refere a uma situação que abre espaço para o uso de um vocábulo incomum até então. Explique essa afirmação.

2- O que esses dois textos revelam a respeito das formas em uso da palavra em destaque?

3- O texto 2 afirma que a coordenação de campanha da candidata, após pesquisas, decidiu usar o termo ⏺presidenta⏺ em comícios e ⏺presidente⏺ na TV e em discursos para um público tradicional.
a) por que teriam sido feitas essas escolhas?

b) Essas escolhas foram estrategicamente pensadas. por quem? Com que intencionalidade?

4- No primeiro parágrafo do texto 2, o jornal usa a notícia para informar os leitores a respeito da escolha linguística que fez para o uso da palavra destacada. Por que o jornal dá satisfações ao leitor sobre esse uso? Formule sua hipótese.

5- O texto 2 também apresenta ao leitor informações e opiniões sobre a opção de uso por ⏺ presidente ⏺ ou ⏺presidenta ⏺. O que esse procedimento revela sobre a escolha linguística no contexto em que esse uso se apresenta?

◾É pra amanhã!

◽Por favor respondam. Rsrsrsrs

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
5
Olá.

1- O vocábulo incomum é "presidenta" e o motivo de ele ter sido empregado é o fato de se referir à primeira mulher a assumir esse cargo na história do Brasil.

2- Que as duas formas, "presidente" e "presidenta", estão corretas e podem ser usadas, embora a segunda seja menos comum.

3.
a) Porque o público mais tradicional talvez apresentasse resistência em aceitar o termo "presidenta", visto que esse reforça a ideia de uma mulher como governante máximo do país.

b) Pela coordenação de campanha da candidata, com a intenção de evitar a rejeição de eleitores mais conservadores.

4. Provavelmente por querer demonstrar respeito pelo leitor que esperava que o termo "presidenta" fosse adotado pelo jornal.

5. Esse procedimento revela que o jornal (Folha) optou pelo uso do termo "presidente", não por ser conservador, mas por acreditar nas opiniões de especialistas que dizem que o termo "presidenta" é pouco usual, desnecessário e causa estranheza.

Bons estudos!
Perguntas interessantes