Iluminismo.
Os africanos que propuseram ideias iluministas antes de Locke e Kant
[...] Segundo a história mais contada, o Iluminismo tem origem no “Discurso do Método” (1637), de René Descartes, continuou por cerca de um século e meio com John Locke, Isaac Newton, [...] Voltaire e Kant e terminou com a Revolução Francesa, em 1789. Mas e se a história estiver errada? E se o Iluminismo puder ser associado a lugares e pensadores que costumamos ignorar?
É o caso de Zera Yacob (1599-1692), um filósofo etíope do século XVII. [...] Ele acreditava na primazia da razão e afirmava que todos os seres humanos, homens e mulheres, são criados iguais. Yacob também argumentou contra a escravidão e criticou todas as religiões e doutrinas reconhecidas. Primazia Superioridade; preferência; excelência.
{...] Outra fi gura africana pouco conhecida é o fi lósofo Anton Amo (c. 1703-1755), que nasceu emorreu em Gana. Consta que ele foi sequestrado do povo akan quando era pequeno, possivelmente para ser vendido como escravo, sendo levado a Amsterdã, na Holanda. Batizado em 1707, Amo recebeu educação de alto nível, aprendendo hebraico, grego, latim, francês e alemão – e provavelmente sabia algo de sua língua materna, o nzema. Em pouco tempo, tornou-se figura respeitada nos círculos acadêmicos europeus.
1) Qual é o questionamento do texto em relação à história do Iluminismo?
2) Identifique alguns princípios do filósofo etíope Zera Yacob associados ao Iluminismo.
3) Em sua opinião, por que é importante conhecer estudiosos não europeus, como os africanos Zera Yacob e Anton Amo?
Preciso de ajuda por favor, nao precisa responder todas, responda as que saiba.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
1 o questionamento é que o iluminismo já tinha começado antes mesmo do "discurso do Metódo" de René com iluministas pouco conhecidos da África, como Zera Yacob.
2 Ele acreditava na primazia da razão e afirmava que todos os seres humanos, homens e mulheres, são criados iguais. Yacob também argumentou contra a escravidão e criticou todas as religiões e doutrinas reconhecidas.
3 É bom pois assim reconhecemos também o livre árbitro que é tão falado e pouco usado e com pensadores de outros lugares além da Europa podemos ver que mais pessoas também querem direitos e deveres iguais a todos
espero ter ajudado
amandasf18:
Obrigada!!!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás