História, perguntado por sanaclara121, 10 meses atrás

(iluminismo) monarcas que tenham aderido às novas ideias.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcorojas38
1

Resposta:       Dentre os principais, temos:    

Frederico II

É considerado o principal déspota esclarecido prussiano. Ele reformou o sistema penal, e além disso, aboliu as torturas praticadas por seu pai, fundou escolas promovendo a educação e incentivou a produção cultural.  Foi um dos primeiros a decretar a tolerância religiosa.

Catarina II

Ela era estrangeira da Prússia, e assim que assumiu a Rússia fez várias mudanças. Como por exemplo, construiu escolas, hospitais, modernizou e reformou cidades e racionalizou a administração pública.

José II

Em resumo, ele era um imperador da Germânia e suas principal ação foi a abolição da servidão e a tortura. Além disso, ele foi responsável por fundar escolas, hospitais e asilos, conceder liberdade ao culto de todas as crenças religiosas. Ademais, criou impostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações e por  fim, tornou a língua alemã como obrigatória.

Marquês de Pombal

Já em Portugal, o ministro do rei Dom José, foi responsável pela expulsão dos jesuítas, pela reforma educacional e manufatureira portuguesa. Foi ele quem criou o banco real e isentou impostos para exportações.  

Explicação:  

De acordo com as ideias iluministas, somente com o uso da razão se poderia alcançar uma sociedade com liberdade, fraternidade e igualdade. O Iluminismo teve início na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Tinha esse nome porque “iluminava” os conceitos “escuros” da Idade Média e propunha uma nova maneira de analisar o mundo. A influência do Iluminismo se deu quando monarcas começaram a adotar o pensamento iluminista. Essa atitude ficou conhecida como despotismo esclarecido. O despotismo foi uma maneira reformista de governar se baseando nos princípios iluministas, esse fenômeno ocorreu em certas monarquias da Europa continental.  Seu momento de maior aplicação foi a partir da segunda metade do século XVIII.  Na antiguidade  era comum se acreditar que monarcas eram escolhido por Deus, evitando questionamentos na centralização do poder. Porém, desde o século XVII, os filósofos iluministas começaram ganhar espaço por toda a Europa com seus ideais. Eles defendiam o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorava.  Então, alguns monarcas passaram a realizar reformas em seus reinos com influências iluministas.  Estes monarcas que alteraram sua forma de governo com ideias iluministas, ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos, ou  reis absolutos iluminados.

Perguntas interessantes